José Alexandre Garcia Andreucci deixou o cargo de secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana no início do mês. Ex-delegado titular do município, ele está aposentado da Polícia Civil.
A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o ex-secretário solicitara exoneração no dia 6. No dia anterior, Andreucci havia entregado uma carta aberta à Prefeitura, contendo as razões do desligamento, com cópias para a prefeita Maria José Vieira de Camargo e a O Progresso (reproduzida nesta edição).
No documento, Andreucci relata que decidiu deixar o cargo por “motivo de saúde”. A Prefeitura informou que, após uma reunião no paço municipal com a prefeita, o ex-secretário citara que passava por um “momento particular”.
O ex-delegado titular tornou pública a informação do desligamento do cargo, mas reafirmou, na carta aberta, que continuará apoiando o governo, como voluntário. Andreucci enumerou, ainda, questões políticas e fez agradecimentos.
Por meio de nota, a prefeita ressaltou o trabalho realizado pelo ex-secretário. Andreucci comandou a secretaria por 57 dias, tendo sido nomeado em 9 de janeiro, juntamente com outros dez membros do “primeiro escalão”.
“O trabalho do doutor Alexandre foi muito importante neste início de governo. Destaco a reativação da Romuc (Ronda Ostensiva Municipal Ciclística) e outras ações”, pontuou a prefeita.
No período em que respondeu pela secretaria, Andreucci realizou diversas ações. Entre elas, a divisão do município em duas áreas para possibilitar o patrulhamento com viaturas, a reativação de quatro bases comunitárias da GCM e a criação de uma quinta, que deverá funcionará no Jardim Mantovani.
O ex-secretário também iniciou projeto educacional envolvendo os animais do canil da corporação para interações com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e estudantes da rede municipal de ensino, palestras para capacitação e atualização do efetivo da corporação e projeto de atividade física.
De acordo com a Prefeitura, Maria José ainda não definiu o novo responsável pela pasta. Entretanto, um dos nomes cotados “nos bastidores” é o do atual diretor do DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana), o também delegado aposentado José Roberto Xavier da Silva.
Carta aberta
No mês de novembro do ano passado, logo após a eleição, fui procurado pelos candidatos que saíram vitoriosos nas urnas (Maria José Vieira de Camargo e seu vice, Luiz Paulo Ribeiro da Silva). Eles me convidaram a assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, no novo governo.
Na qualidade de delegado aposentado, após quase 30 anos do exercício do cargo, dos quais 25 anos na cidade de Tatuí, o meu primeiro sentimento foi o de orgulho por ter sido lembrado para tão importante cargo. Mas, em seguida, veio o sentimento da grande responsabilidade; consultei a família e amigos próximos, e resolvi assumir.
Poucos dias antes da posse, chegaram ao meu conhecimento problemas pessoais que deveriam ser resolvidos e este fator poderia impedir a minha posse.
Durante dois meses, com vários especialistas na área de segurança pública, traçamos projetos para recolocar a gloriosa Guarda Civil Municipal, o trânsito da cidade e a secretaria como um todo no local de destaque que sempre mereceram.
Levando em consideração o que a cidade de Tatuí e a sociedade local me deram: uma esposa, uma história de respeito, uma família e o apoio da comunidade, num momento de total obscuridade de administração municipal passada, senti que era minha obrigação assumir o cargo.
Tive a oportunidade de conhecer melhor a prefeita Maria José e o vice Luiz Paulo. Posso afirmar com inteira convicção que ambos são pessoas do bem, que a prefeita é uma mulher de fé, altamente comprometida com suas obrigações, senhora que poderia estar aproveitando a vida com suas filhas e netos, mulher forjada no trabalho, pessoa que possui meu total respeito e admiração.
Dediquei todos os meus dias perante à administração da pasta, para tentar retribuir tudo o que a cidade de Tatuí me ofertou nos últimos 30 anos, mas problemas pessoais obrigaram-me, neste momento, a afastar-me do cargo, mas não do governo, ao qual sempre estarei à inteira disposição, inclusive, para ajudá-lo como voluntário.
Gostaria de agradecer à Guarda Civil Municipal de Tatuí, que, com certeza, é uma instituição que todo tatuiano tem que se orgulhar. Composta por pessoas tão compromissadas, que mesmo com todas as dificuldades que a administração municipal passa, por amor à instituição e seu dever de ofício, seus membros conseguiram preservá-la, demonstrando que já se trata de uma instituição de Estado e não de governo.
Gostaria de agradecer o empenho do Departamento de Trânsito, que conseguiu dar resposta rápida aos graves problemas que ocorreram no início deste ano na cidade.
Finalizando, gostaria de agradecer toda a família Gonzaga e a família Grandino Teles, pelo meu resgate pessoal, mas, principalmente, pelo resgate da minha história.
Tatuí, março de 2017.
Dr. José Alexandre Garcia Andreucci