Álbum de Família 24/03/2021

137

Palestras no mês da mulher

Em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – celebrado no dia 8 -, o Lions Clube de Tatuí prestou homenagem à mulher com palestras virtuais.

No dia 8 de março, a deputada estadual e advogada Damaris Moura, atendendo ao convite do Lions Clube de Tatuí, por intermédio do presidente Christian Pereira de Camargo, proporcionou uma palestra em modo virtual para integrantes de Clubes de Lions, LEO e convidados com o tema: “A Participação da Mulher na Construção da Sociedade”.

Encerrando a fala a deputada citou projetos de lei nos quais vem trabalhando: Ampliação da Consciência, Semana das Meninas e Quebrando o Silêncio.

Conforme a assessoria do clube de serviços, Damares “acredita muito na educação e no trabalho com escolares. Daí a importância e o empenho que ela tem dado ao Programa LIONS QUEST proposto pelo Lions Internacional e que o Lions Clube de Tatuí abraçou”.

Já no dia 15 de março, ainda fazendo parte das reflexões sobre a mulher, neste mês com dia dedicado a ela, o Lions Clube de Tatuí, por intermédio da Comissão de Saúde, convidou a enfermeira e domadora Lia Moura (Eliana Mari de Moura) para falar sobre “Saúde e Bem-Estar da Mulher nos Dias de Hoje”.

Nessa reunião virtual Lia alertou sobre os cuidados que a mulher hoje, com múltipla jornada, tem de ter para com sua saúde com equilíbrio e harmonia.


Como administrar um clube com mais de cem associados

O tema foi desenvolvido, em palestra ministrada pelo presidente do Lions Clube de Tatuí, Christian Pereira de Camargo, no dia 18 de março, em sala virtual, atendendo ao convite do Grupo de Trabalho Atividades Leonísticas BR. O evento contou a participação de representantes de vários distritos de Lions Clubes e Clube de LEO.

Jacqueline Millen de Miranda foi mediadora do encontro e apresentou o palestrante. Já a saudação “a um grande número de inscritos” foi feita por Ubaldo José de Alcântara integrante do Grupo de Trabalho Atividades Leonísticas BR. A reunião foi divulgada no YouTube.

Após agradecer o convite recebido, o presidente apresentou o Lions Clube de Tatuí, o histórico, as atividades permanentes (Banco de Sangue, Clube de Mães, Banco de Cadeira de Rodas e Projeto Ambiental), as características e número atual de associados (116), “em explanação objetiva e didática”.

Segundo a assessoria do clube de serviços, assim que foi eleito 3º vice-presidente, Camargo começou a se preparar para quando chegasse a ser presidente. “Procurou conhecer bem o clube e seu funcionamento, fez cursos preparatórios, integrou-se com os jovens do LEO Clube, com outros Clubes de Lions, com outros clubes de serviço e outras entidades da cidade”.

“Tudo pronto e planejado para sua gestão 2020/2021. Veio a pandemia e, com ela, o distanciamento social, equipamentos de proteção contra a Covid-19, limitações, higiene específica, entre outras situações”.

“A criatividade foi necessária. A adaptação ao novo normal também, assim como planejamento e utilização de recursos de comunicação e marketing externo e interno no clube”.

Para isso, o presidente recebeu “colaboração intensa” das comissões administrativas e de atividades. “O clube não parou, muitas realizações aconteceram e continuam acontecendo”, ressalta a assessoria.

Durante o encontro, o presidente relatou as várias maneiras utilizadas para resolver os problemas e enfrentar os desafios para continuar o “servir” e “foi muito elogiado por todos deixando a governadora do Distrito LC-2, Cida Millen muito feliz por ter um Clube tão atuante em seu distrito, apesar deste momento tão angustiante pelo qual o mundo está passando”.


Campanha da Visão 2021

Na manhã de quarta-feira da semana passada, 17, foi realizada mais uma Campanha da Visão promovida pelo Lions Clube de Tatuí por meio da unidade móvel do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba).

Foram atendidas cem consultas oftalmológicas gratuitas, voltadas para público da fila do SUS. Também foi feito cadastro para doação de córneas e de órgãos.

Estavam presentes: o presidente do LC Tatuí, Christian Pereira de Camargo, sua esposa Beatriz, a governadora do Distrito LC-2, Cida Millen, a secretária do distrito Marisa B. C. Almeida, o presidente da divisão “A 1”, Marcos A. de Almeida, a Secretária Municipal da Saúde Tirza Luiza M. M. Martins, integrantes da Secretaria da Saúde e do Lions Clube de Tatuí.


Meio Ambiente é tema de reunião do Rotary

Em reunião online comandada pela vice-presidente Alcimira Vieira de Camargo, a Cima, na sexta-feira, 19, o Rotary Club de Tatuí abordou o tema “Desenvolvimento Sustentável, Recursos Hídricos, Saneamento e Higiene”.

A palestra foi realizada por José Hélio de Oliveira Júnior, secretário de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Tatuí, que, de início, lembrou que o dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.

“A água potável passa por várias etapas para chegar ao consumidor. Há um desperdício de 37%. Devemos conscientizar a população a economizar. Todos precisamos de água e esgotos tratados. Muitos detritos são jogados nos rios. Há escassez de água no estado de São Paulo”, afirmou o palestrante.

“Pode haver impacto no futuro, com o colapso na captação da água. Deixarmos, para futuras gerações, um mundo melhor, passa pela questão ambiental. Temos que pensar na preservação da natureza”, continuou.

O palestrante ainda citou que a cidade “é privilegiada” por captar água dos rios Tatuí e Sarapuí. “Ações pontuais de proteção devem ser adotadas. É necessário incentivar a captação de água da chuva e o reaproveitamento de água da máquina de lavar roupas”, informou o secretário, citando três focos para a preservação do meio ambiente: conscientização, educação das crianças e fiscalização.

Cima enalteceu a palestra e, em agradecimento, apresentou o certificado que, oportunamente, será entregue ao secretário municipal, pela “esclarecedora e importante explanação”.


Outros participantes

A reunião ainda teve as seguintes participações: Cláudia Maria Barg Pettinelli fez a reflexão, com a leitura de uma mensagem de André Luiz denominada “Quando uma porta se fecha, outra se abre”.

Walter Goellner desenvolveu o protocolo, citando as presenças do palestrante e das visitantes Marcela Costa Ramos (rotaractiana) e Ana Júlia Faria (interactiana).

Coube a José Maurício Del Fiol Neto apresentar o palestrante e a Antonio David Julian realizar o “companheirismo”.