Aeroclube estabelece parceria inédita com escolas de Boituva

 

O Aeroclube de Tatuí estabeleceu parceria inédita no sábado, 17, com a Escola de Paraquedismo SkydiveThru, sediada no Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva. Na data, planadores e paraquedistas dividiram o céu, deixando-o “colorido”, conforme o presidente do aeroclube, Cesar Augustus Mazzoni.

Dezenas de paraquedistas participaram de atividade desenvolvida durante todo o dia. Em Tatuí, as entidades colocaram em prática a chamada “joint adventure”, quando duas ou mais pessoas ou grupo juntam-se a uma viagem ou ação.

O projeto foi classificado como o maior já feito envolvendo práticas de esportes radicais e de alta performance na região. Também integrou a parceria a Escola Sky 4Fun. “Em um só local, tivemos a prática de dois esportes radicais: o voo a vela e saltos de paraquedas”, disse o presidente.

Em Tatuí, o evento reuniu atletas das duas modalidades. No total, a organização registrou cem saltos de paraquedas e mais de 30 voos de planadores.

Segundo Mazzoni, o evento do fim de semana foi considerado um teste. Em função disso, ele não pôde ser aberto ao público. Uma nova experiência está pré-agendada para o mês que vem, em janeiro, aberto à população.

O presidente informou que a organização está estudando a possibilidade de abrir para o público realizar saltos duplos de paraquedas na cidade. Mazzoni disse, ainda, que a sugestão já foi endossada pelo próximo presidente do aeroclube, Alexandre Simões de Almeida.

Em nota enviada a O Progresso, o comandante Kaio Flávio Puertas, piloto do avião que levou os paraquedistas até a altura de 4.000 metros do chão, disse que o evento foi “sucesso absoluto”. Conforme ele, houve “perfeita combinação entre os voos de planadores e os saltos feitos pelos paraquedistas”.

Puertas também é paraquedista e piloto de planador formado pelo Aeroclube de Tatuí. Por meio de Mazzoni, ele disse que a cidade possui “excelentes condições de infraestrutura para o desenvolvimento do paraquedismo”.

O presidente do aeroclube local endossou a análise do comandante, acrescentando que Tatuí possui excelentes condições meteorológicas (o que permite aos planadores realizaram voos de mais de 300 quilômetros de distância sem motor), topografia plana e espaço aéreo sem restrições para as atividades.

Interessados em realizar o salto duplo sobre o céu de Tatuí devem enviar e-mail para saltoduplotatui@gmail.com, de forma a realizar pré-cadastro. É preciso informar nome completo, idade e telefone de contato. A organização deverá informar os inscritos quando houver a definição da data do evento.

Já quem quer voar de planador pode fazê-lo no próprio aeroclube, aos sábados e domingos. O atendimento é feito das 9h às 17h, na secretaria da entidade.