Adolescentes de 14 e 15 anos lançam livro de ficção “O Rei e suas Crianças”

Obra publicada pela editora Chiado é comercializada no Brasil e em Portugal

Tatuiana Yasmin Leme com o primeiro livro publicado (foto: Diléa Silva)
Da reportagem

A tatuiana Yasmin Leme, de 15 anos, e a amiga Rachel Massagardi Mendes, moradora de Jundiaí, lançaram em agosto o livro “O Rei e suas Crianças”. A obra é a primeira publicada pelas autoras e dá início à saga “The Sohlun”, que contará com novas publicações em breve.

A obra de ficção das amigas adolescentes foi lançada no Brasil e em Portugal pela editora Chiado Books, com sede em Lisboa, que faz parte do Grupo Editorial Atlântico. O livro é ambientado nos anos 80, “em uma sociedade de castas e que traz a empreitada de jovens selecionados para batalhar ao lado da corte real”.

Com personagens que transitam em um universo fantástico, com batalhas épicas, as jovens escritoras se inspiraram em histórias como “Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien, e “Harry Potter”, de J.K. Rowling, para iniciar a saga.

Rachel Mendes coautora do livro “O Rei e suas Crianças” (foto: arquivo pessoal)

A O Progresso, Yasmim contou ter iniciado a história do reino de Sohlun para ser lançada em um jogo de RPG, sigla para “role playing game” – um jogo em que as pessoas interpretam personagens e criam narrativas que giram em torno de um enredo -, e convidou a amiga Rachel para escreverem a história justas.

“Inicialmente, era para ser um livro próprio para jogar o RPG; depois, optamos por lançá-lo como um livro de literatura. Eu tive a ideia inicial, após ler ‘As Crônicas de Narnia’ (de C. S. Lewise), e fui anotando tudo que vinha na cabeça. Depois, chamei a Rachel e fomos colocando outras coisas no meio”, comentou Yasmin.

Segundo a escritora tatuiana, a dupla trabalhou à distância, com compartilhamento dos arquivos pela internet. Elas se conheceram na Escola Cristã, em Jundiaí, onde Yasmin estudava antes de se mudar para Tatuí.

O primeiro rascunho foi escrito em maio de 2020 e a primeira versão do livro ficou pronta em cinco meses. Depois, teve iniciou o processo de revisão. Em março de 2021, a história foi enviada para a editora e, no mês seguinte, as duas receberam a notícia da aprovação para a publicação.

“Não tínhamos ideia de que isso daria certo, mas a primeira editora que nós procuramos aceitou publicar, e nós ficamos até espantadas. Inicialmente, eu só escrevia para relaxar, nunca havia pensado em lançar um livro”, contou Yasmin.

São mais de 230 páginas, divididas em 19 capítulos, com edição de Tatiana Montenegro, coordenação editorial e capa de Vasco Duarte, composição gráfica de Manuela Duarte e revisão das autoras Yasmin Leme e Rachel Mendes.

Rachel nasceu em 2007, na cidade de Jundiaí, e é estudante do último ano do ensino fundamental. Na biografia do livro, ela conta que sempre teve “apego à literatura e, desde nova, escrevia aventuras desbravadoras, mistérios jamais desvendados, sociedades distópicas e romances nobres”.

Yasmin nasceu em 2006, em Tatuí, e está no primeiro ano do ensino médio. No livro, ela menciona que, desde pequena, também inventava histórias e brincadeiras na mente, mas nunca havia colado no papel.

“Um dia, depois de uma epifania, decidiu começar a escrever e, desde então, tem como grandes aliadas as palavras escritas em seu computador. Agora, com 15 anos, tem como maior realização este primeiro livro”, consta a biografia dela.

A publicação impressa pode ser encontrada nas principais livrarias do país, como Saraiva e Leitura, e a publicação digital está disponível na Google Play.