Ações educativas e de engenharia reforçam precauções no trânsito

Em ‘Maio Amarelo’, Tatuí reforça medidas de prevenção contra acidentes

Da reportagem

Com as ações da campanha “Maio Amarelo”, o DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana) busca intensificar medidas preventivas e permanentes no trânsito do município e aumentar o número de profissionais da área, com o intuito de diminuir o número de acidentes fatais e não fatais e melhorar as condições do tráfego nas ruas.

“Aqui, trabalha-se com três fatores essenciais do trânsito: a educação, a engenharia de tráfego e a fiscalização. Através deste trinômio, fazemos um serviço diário visando à prevenção dos acidentes. Com estas bases, conseguimos fazer um trabalho de forma proveitosa”, afirmou o diretor do DMMU, Yustrich Azevedo Silva.

Atualmente, o departamento conta com 16 agentes de trânsito. Em breve, haverá concurso público para mais dez vagas na área. Novas viaturas também foram solicitadas e serão disponibilizadas para auxiliar nas saídas dos alunos das escolas, na fiscalização diária e em outras ações.

Na parte da engenharia, o DMMU tem dado ênfase às “minirrotatórias” em cruzamentos críticos da cidade. Segundo o departamento, elas são moderadoras do tráfego e ajudam o condutor a diminuir a velocidade, assim direcionando adequadamente o posicionamento do veículo para que o condutor cruze as vias de forma segura.

“O uso de semáforos é a última opção. Fizemos testes em pontos que mereciam mais atenção, como o das alamedas Heitor Villa-Lobos com João de Campos, no bairro Nova Tatuí, e da avenida Mário Mantovani com a rua Joaquim Vieira de Camargo, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima. Os resultados têm sido satisfatórios”, ressaltou Silva.

O cruzamento entre as ruas 11 de Agosto, Benedito Faustino e Romeu Picchi faz parte de um projeto experimental, no qual o semáforo foi desligado e foram colocadas placas de sinalização somente na rotatória.

“Percebemos que, nesse local, o semáforo gerava conflito, por conta das fases. Isso ocasionava colisões e confusões. O papel do semáforo é evitar conflitos, e isto não acontecia lá. Até o momento, a iniciativa tem dado certo. O número de colisões despencou”, argumentou o diretor.

Conversa com jovens

Azevedo Silva comentou também sobre a experiência de trabalhar ações educativas com o público jovem. “A receptividade tem sido boa. Eles demonstram interesse pelo tema. No caso dos adolescentes, procuramos prepará-los para a etapa da primeira habilitação, que tanto almejam”.

Para Silva, é vital mostrar aos futuros condutores os perigos do trânsito, as consequências e quais cuidados eles devem tomar, principalmente sobre as infrações, com destaque para o uso de celulares enquanto se dirige e guiar alcoolizado.

“A maioria dos acidentes com vítimas fatais é com jovens, e queremos que essa estatística diminua. Por isso, a intensificação deste trabalho”, complementou o diretor.

Futuros projetos

De acordo com o DMMU, está em estudo o projeto da construção de uma minicidade do trânsito em Tatuí. “Será um espaço para que as escolas levem os alunos para que tenham os primeiros contatos com as normas de trânsito, de forma lúdica. As crianças utilizarão bicicletas para percorrer as pequenas ruas”, enfatizou Silva.

Outro destaque dado pelo DMMU é sobre o projeto “Cidade Inteligente”, ainda em fase licitatória, que será responsável pelo monitoramento em tempo real do trânsito de Tatuí.

“Os semáforos serão modernizados e ganharão câmeras de alta tecnologia, principalmente nos pontos mais movimentados da cidade. A automatização é essencial para melhorar a qualidade dos serviços. Pretendemos implantar ainda este ano. A gestão do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior está empenhada para isso”, assegurou o diretor.

Acidentes aumentam

De acordo com a última atualização de dados divulgados pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito), referente ao mês de fevereiro, o número de acidentes não fatais e de óbitos aumentou em Tatuí

Segundo as estatísticas do programa “Respeito à Vida”, em fevereiro do ano passado, foram registrados 49 acidentes de trânsito não fatais. Neste ano, o total havia subido para 56 no mesmo período.

A taxa de vítimas fatais subiu pelo segundo mês consecutivo. Em fevereiro de 2021, o município registrou duas mortes por acidente. Já no segundo mês de 2022, houve três óbitos no trânsito. As mortes neste ano ocorreram em rodovias e no perímetro urbano e são de três homens.

Até esta terça-feira, 24, o Infosiga não havia atualizado os dados referentes aos meses de março e abril, alegando problemas técnicos.

“Mais de 90% dos acidentes são por erro humano É preciso intensificar a fiscalização. A educação para o trânsito é importante. Com a reabertura das atividades, após os momentos críticos da pandemia de Covid-19, era previsível a maior incidência de acidentes. Por isso, em pontos estratégicos da cidade, há agentes de trânsito monitorando. A população também deve fazer o seu papel, respeitando as normas”, completou Azevedo Silva.

Maio Amarelo

No domingo, 29, Tatuí sedia a terceira etapa da “Copa FBR 2022” de mountain bike. O evento é organizado pela FBR Esportes e considerada uma das mais importantes provas do estado na modalidade.

A competição é dividida em três categorias. As largadas serão a partir das 8hr, no Aeroclube de Tatuí. Os participantes disputarão em percursos formados por estradas da zona rural da região, em trajetos que podem chegar a 60km de distância.

O diretor do DMMU explicou que o Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

“Nós continuaremos com as ações que já vêm sendo implantadas no município, mobilizando a sociedade para discutir e promover temas de conscientização e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um no trânsito diário”, afirmou.

Maio é marcado pelo movimento criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na esteira da determinação da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ele consiste em diversas ações de conscientização entre o poder público e a sociedade civil sobre a segurança no trânsito e a mobilidade.