Em reconhecimento ao trabalho realizado por meio de sua plataforma de responsabilidade social Coop Faz Bem, a Coop foi contemplada com o Troféu Top SBC 2021 de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU – Econômico, Social e Ambiental.
De acordo com Hiroyuki Minami, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, a Coop foi selecionada para receber o prêmio em razão de sua dedicação e empenho em prol de um mundo mais sustentável e resiliente e do cumprimento das ações e metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
A cerimônia de entrega ocorreu no Plenário Tereza Delta – Palácio João Ramalho, da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, dia 22 de novembro.
A Coop também foi contemplada com o Selo Solidariedade SBC 2021, concedido pelo Fundo Social de Solidariedade.
“Esse reconhecimento é muito importante para nós, o que nos estimula cada vez mais a engajar o nosso público – cooperados e clientes – na contribuição para a transformação nas comunidades onde atuamos, gerando impacto positivo onde quer que a gente esteja”, declara Luciana Benteo, coordenadora das ações de responsabilidade social da Coop.
A plataforma Coop Faz Bem é uma marca de serviço criada para tratar de assuntos de responsabilidade social e sustentabilidade da cooperativa e está estruturada em quatro vertentes.
Uma delas é o Coop Faz Bem pra Você: assuntos relacionados ao bem-estar e saúde dos seus cooperados, colaboradores e comunidades onde a Coop atua, como Blitz da Saúde e Programa de Saúde e Qualidade de Vida, visando à alimentação saudável, prática de atividades físicas, prevenção de doenças e dicas para saúde etc.
Coop Faz Bem pra Comunidade refere-se aos benefícios criados para as comunidades com as quais a cooperativa se relaciona, como o Programa de Benefício às Entidades, Troco do Bem, doações de alimentos para os bancos de alimentos e Mesa Brasil (Sesc) e apoio ao desenvolvimento de ações esportivas e culturais.
Coop Faz Bem pra Educação trata sobre a promoção da educação das comunidades e público interno, e a última vertente, Coop Faz Bem pro Planeta, é voltada a temas relacionados à consciência ambiental (pontos de coleta de medicamentos vencidos, de óleo usado, de lâmpadas, de pilhas e baterias/eletroeletrônicos e de embalagens, além de ações internas para o combate do desperdício alimentar).