Ações da 79ª Semana Paulo Setúbal começam neste domingo em Tatuí

Evento integra festividades de aniversário e marca retomada do setor cultural

1
Museu Histórico “Paulo Setúbal”, que salvaguarda a memória do escritor tatuiano (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A prefeitura, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, realizará de 1º a 8 de agosto a 79ª Semana Paulo Setúbal, abrindo as festividades do 195º aniversário de Tatuí – respeitando os protocolos de segurança e saúde do Plano SP de Combate à Covid-19.

O diretor municipal de cultura, Rogério Vianna, destaca que o evento acontece desde 1943 e “é um grande marco na agenda cultural da cidade”. Ele ainda ressalta que a semana terá uma programação “repleta de atividades”.

A iniciativa, neste ano, foi preparada pela comissão organizadora da semana (criada pelo decreto municipal 21.130, de 11 de fevereiro de 2021).

Conforme Vianna, o evento também marcará a retomada gradual das atividades presenciais do setor cultural do município. Ele lembra que, em 2020, devido às determinações de isolamento social, todas as atividades precisaram ser virtuais.

“No ano passado, passamos por mudanças que revolucionaram nossa forma de apresentar a Semana Paulo Setúbal. Pela primeira vez em toda a história do evento, a programação foi totalmente virtual. Abrimos espaço para que mais pessoas pudessem acompanhar as atividades por meio da internet, então, a partir dali, iniciamos mudanças que permaneceram”, contou o diretor.

Uma das mudanças é a possibilidade de inscrições online para o Prêmio Literário Paulo Setúbal. Até 2019, todas as inscrições eram feitas presencialmente, ou por meio de correspondência.

A partir de 2020, com a pandemia e as determinações de isolamento social, abriu-se a oportunidade do envio online dos trabalhos, e a mudança permaneceu neste ano, inclusive fazendo aumentar o número de escritores participantes.

“Foram mais de 2.700 inscritos neste ano, de 526 municípios de todo o Brasil. Então, a parte virtual nos possibilitou abrir os espaços para que mais escritores do nosso território nacional participassem”, completou o diretor.

Em 2020, o Prêmio Literário Paulo Setúbal, de abrangência nacional, fez alusão ao centenário do edifício-sede do museu e recebeu 2.249 inscrições, de 424 cidades do país, sendo 1.981 online e 368 via Correios.

Contudo, no ano passado, não houve o Concurso de Literatura e Artes Visuais, de abrangência municipal, devido à ausência das aulas presenciais na rede de ensino. Retomado em 2021, recebeu inscrições de 22 unidades escolares.

O número de inscritos, inclusive, atrasou a divulgação do resultado do Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias – que sempre acontece no decorrer da “Semana”. Segundo a comissão organizadora, os ganhadores serão divulgados no dia 5 de novembro.

Vianna explica que o atraso foi requerido pela comissão julgadora do prêmio, em virtude do grande número de inscritos. Eles solicitaram o prazo de 120 dias para realizar a apreciação de todas as obras.

“A 79ª Semana Paulo Setúbal também trará conteúdos virtuais. Mesmo tendo algumas atividades presenciais, a programação será transmitida virtualmente, para que todos possam ter acesso”, completou o diretor.

A programação começa neste domingo, 1º, às 10h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com a exposição “Retratos Musicais”, de Laio Almeida (por meio de recursos da Lei Aldir Blanc), que ficará disponível para visitação gratuita até 3 de outubro.

A “Jazz Combo”, do Conservatório de Tatuí, se apresentará virtualmente durante a abertura. O evento, que terá transmissão ao vivo pelo Youtube do museu (https://bit.ly/2PxMmUQ), também será presencial, porém, restrito a 30 pessoas.

Dois dias depois, na terça-feira, 3, às 20h, o espetáculo teatral “Mac(H)os”, da Cia. Ímpares de Teatro (por meio de recursos da Lei Aldir Blanc), estreará no Youtube do museu (https://bit.ly/2PxMmUQ), com classificação indicativa de 16 anos.

Os alunos dos períodos matutino e vespertino do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva” poderão acompanhar presencialmente, na quarta-feira, 4, a apresentação musical “Duo ViolinDJ” (por meio de recursos da Lei Aldir Blanc).

No mesmo dia, às 19h, ao vivo pelo YouTube do museu, será realizado o sarau da 79ª Semana Paulo Setúbal, com a presença do Coro Artístico e do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí.

De 5 a 11 de agosto, a Praça da Matriz recebe a tradicional Feira de Artesanato “Capital da Música”, promovida pela Associação Tatuiana de Artesãos, das 9h às 18h.

No dia 5, também acontece a abertura da exposição fotográfica “Tatuí e o Tempo”, de Luís Duarte, com curadoria de Jorge Rizek. O evento terá início às 19h, no Espaço de Exposições do Centro Cultural de Tatuí apenas para convidados, ficando disponível para visitação gratuita até 19 de setembro.

Também no dia 5, no CEU das Artes, às 19h30, a população poderá prestigiar presencialmente (respeitando os protocolos sanitários e com até 60% de ocupação do local), o stand-up comedy “Veja pelo Lado Bom”, com Paulo Santiago e convidados (por meio de recursos da Lei Aldir Blanc).

Já no dia 6, sexta-feira, às 20h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, ocorrerá a cerimônia de premiação da 79ª Semana Paulo Setúbal, com homenagem a Cimira Cameron, premiação do Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, de abrangência municipal, e lançamento da primeira parte do tabloide 2020/2021.

Nessa noite, também serão revelados os vencedores do 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, com a apresentação virtual do Grupo de Choro do Conservatório.

A cerimônia também será transmitida ao vivo pelo YouTube do museu e terá a presença de convidados e contemplados pelo concurso.

O museu também será sede da exposição de artes visuais do Concurso Paulo Setúbal “Alma Cabocla”, de 7 a 31 de agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, respeitando todos os protocolos sanitários.

No dia 7, sábado, às 9h, o Aeroclube de Tatuí receberá o “Driver 80 – Driver Top Speed – Acelerando Contra a Fome”, que será presencial, mas restrito para convidados, e arrecadará alimentos em prol do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat).

Às 11h, na Praça da Matriz, acontecerá a abertura da temporada 2021 do projeto Música na Praça, com apresentação do Trio Bravo Electro. No período da tarde, às 16h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, será lançado o livro “Nadando para a Glória”, de Caio Provasi. Com tarde de autógrafos, a atividade será presencial, com limite de 30 pessoas.

Todas as atividades que recebem recursos da lei federal 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020, foram aprovadas pelos editais realizados pela Secretaria de Cultura da prefeitura.