ACE planeja novas campanhas e ações sociais para este ano

Eric Proost, presidente da ACE Tatuí
Da reportagem

A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí tem novas metas para este ano. Conforme o presidente Eric Proost, a intenção é aumentar os serviços oferecidos aos associados, além de lançar novas campanhas e investir em ações sociais.

A O Progresso, Proost contou que uma das metas para este ano é multiplicar as informações sobre o “Cadastro Positivo” na cidade, serviço que aumentará o número de pessoas com acesso ao crédito e deverá “trazer grandes benefícios ao mercado consumidor”.

O presidente explicou que, com o cadastro positivo, uma conta ou um boleto atrasado, por diversas razões, deixará de ser determinante no momento de se buscar crediário, como ocorre com o cadastro negativo.

O cadastro funciona como um boletim, que registra os pagamentos feitos em um histórico de crédito e transforma o comportamento em nota (chamada “score”). Essa pontuação define o quanto a pessoa pode consumir e em quantas vezes poderá financiar alguma compra.

De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, no comparativo com o cadastro negativo, apenas 66% do total de consumidores conseguem crédito. A partir do cadastro positivo, 88% dos consumidores passarão a ter acesso ao mercado e retomarão o poder de compra.

“Às vezes, a pessoa tem uma conta negativada por algum motivo, mas tem tantas outras que ela paga em dia. O cadastro positivo faz um balanço, e isso aumenta o score das pessoas, ou seja, elas terão mais poder de compra, principalmente para financiamentos”, explicou o presidente.

Proost destacou que somente fará parte do cadastro positivo o comportamento de pagamento de operações de crédito. Segundo ele, as informações sobre o consumidor são sigilosas, assim como as compras à vista, saldo em conta, investimentos, renda e aposentadoria.

“Para a pessoa física, o cadastro é opcional, mas a empresa que recebe as contas – como a Elektro, Sabesp, telefônica e outras -, é obrigada a manter o cadastro e mostrar para o comércio as pessoas que são boas pagadoras”, apontou.

Outra ação tida como prioridade para este ano é a realização de novas campanhas promocionais nas datas comemorativas. Conforme Proost, os detalhes de cada campanha ainda serão pontuados, contudo, ele adiantou que a primeira do ano será voltada ao Dia das Mães – considerado a segunda data mais forte para o comércio.

“Este ano não vai ser diferente em relação às nossas campanhas. Ainda estamos definindo todos os detalhes; talvez tenha alguma alteração ou outra, em relação ao ano passado, mas sempre as ações promocionais estarão presentes” afirmou Proost.

O presidente afirmou que, em 2020, a associação deve trabalhar para ampliar o banco de currículos online, serviço mantido com objetivo de criar uma “ponte” entre os associados e a população que busca por oportunidades de trabalho.

O sistema, que pode ser acessado pelo http://www.portalace.com.br, na guia “cadastre seu currículo”, possibilita aos candidatos o preenchimento de diversas informações, como nome, endereço, telefone, área de interesse, formação acadêmica e cursos complementares.

Mais de 350 estabelecimentos associados têm acesso ao banco de dados de currículos. Com isso, ele ressalta que a plataforma pode ajudar quem busca recolocação no mercado de trabalho e os empregadores.

Proost destaca que, com a ferramenta, as empresas associadas de Tatuí e região têm acesso mais rápido e fácil aos currículos quando precisam contratar, podendo selecionar os candidatos que melhor se encaixam no perfil da empresa.

“Assim que a plataforma recebe o cadastro da pessoa interessada em alguma vaga de emprego, o próprio sistema seleciona automaticamente os candidatos, de acordo com cada perfil, e os direciona para as empresas, conforme a necessidade dela”, explicou.

O presidente reforçou que, por meio da plataforma, é possível manter o cadastro atualizado, podendo-se acrescentar a conclusão de cursos de capacitação, alterar endereço, contato ou outro dado, conforme a necessidade.

Proost contou que, atualmente, a associação trabalha na divulgação do serviço entre as empresas para que cada vez mais associados busquem a plataforma para disponibilizar as vagas e para a contratação dos profissionais.

“Vamos divulgar este serviço de uma forma mais forte para que os candidatos preencham o currículo no site e para que mais associados o usem para contratar. É um serviço gratuito que nós estamos prestando para o associado e para a população”, enfatizou o presidente.

Para este ano, a associação também tem a intenção de investir em capacitação. A ACE firmou uma nova parceria com o Sebrae-SP para trazer cursos exclusivos aos associados.

Pelo menos três já estão definidos, envolvendo datas comemorativas, marketing digital e controle de finanças. Os temas foram definidos no ano passado, por meio de pesquisa respondida pelos associados. O primeiro curso acontece até o final de março.

As vagas serão limitadas. Segundo Proost, a parceria permitirá que, além das aulas, o participante tenha uma consultoria a ser ministrada pelos consultores do Sebrae. Os cursos são específicos para os associados.

“Serão cursos pagos, mas poderão ser negociados e também serão patrocinados. Com isso, o participante poderá pagar até 70% menos do que um curso como este custaria se fosse cobrado o valor normal”, garantiu.

Além dessas ações, Proost adiantou que, neste ano, a ACE quer iniciar um programa social, em parceria com os associados, para beneficiar entidades que prestam atendimento no município.

“A ideia é realizar uma ação solidaria e ajudar a cidade. Já visitamos uma entidade e estamos vendo o que podemos fazer por eles. Neste ano, vamos abraçar uma causa também, não é só vender e ganhar dinheiro. O comércio também precisa contribuir de alguma forma”, concluiu.