A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí realizou, na semana passada, o lançamento da campanha “Mãe, o Amor Sempre Presente”, com foco no Dia das Mães, que neste ano será comemorado em 12 de maio.
O presidente da ACE, Eric Proost, informa que os cupons já foram distribuídos às lojas parceiras da entidade, dando início à promoção. Mais de 300 estabelecimentos comerciais associados estão participando.
Proost conta que a diretoria tem avaliado as campanhas anteriores e acabou por decidir que as ações do Dia das Mães acontecerão conforme ocorreram no Natal. A principal mudança é o aumento das premiações.
“Mantivemos o total dos prêmios, mas dividimos os valores, aumentando os ganhadores. Em 2017, premiamos uma pessoa; em 2018, passamos a premiar duas; e, agora, vamos premiar quatro”, apontou.
A primeira ação promocional deste ano distribuirá quatro prêmios de R$ 500 aos consumidores contemplados e R$ 150 a cada um dos atendentes que efetivarem as vendas premiadas.
“Tanto a campanha do Dia das Mães quanto a do Dia dos Namorados, que será realizada logo em seguida, estarão no mesmo formato, com a distribuição de quatro prêmios aos consumidores que prestigiarem o comércio dos nossos associados”, informou.
Proost destaca que os prêmios ofertados por meio dos sorteios se revertem em benefício aos lojistas, uma vez que, quando procurados para a troca dos cupons sorteados, eles acabam, na prática, vendendo os produtos que comercializam.
Pela promoção da ACE, nesse caso, o lojista entrega os produtos conforme o valor deles e dos prêmios e, posteriormente, recebe da associação o equivalente ao somado em cupons.
“Por isso, quanto mais diluídas forem as premiações, mais lojas acabam sendo visitadas e beneficiadas com o vale-compras”, observou.
“É uma diferença bem significativa. Na campanha de Natal, tivemos, em média, 80 lojas participantes, e mais de 40 trocaram cupons. Antes, não: em campanhas com prêmios maiores, as pessoas trocavam o vale em uma loja ou duas, no máximo”, completou.
O “vale” pode ser gasto em todas as lojas participantes da campanha. A lista inclui diversos tipos de comércio, entre eles: perfumaria, calçados, tecidos, vestuário, postos de gasolina, supermercados, agências de viagens, farmácias, materiais de construção, decoração e outros.
Com cerca de 360 associados, a ACE espera efetivar a distribuição de pelo menos 150 mil cupons, os quais serão levados para sorteio no dia 16 de maio, uma quinta-feira, às 16h, em evento público na sede na Associação Comercial.
O presidente reforça que a campanha organizada pela ACE beneficia a todos os associados indistintamente e sem qualquer custo. A associação distribui de 500 a mil cupons para cada empresa, os quais são preenchidos pelo consumidor e pelo vendedor que o atendeu.
“Tem algumas empresas associadas que não pegam os cupons, como escritórios de advocacia e outros prestadores de serviço. Mas, a grande maioria se enquadra e os cupons são distribuídos para todo mundo, principalmente para os lojistas”, explicou.
O valor mínimo de compra para solicitar o cupom continua sendo estipulado pela loja. “A ACE não estipula um valor, pois acabaria inviabilizando algumas lojas e outras tendo que dar muitos cupons para uma compra só. Então, depende do segmento do comércio e do valor dos produtos oferecidos”, argumentou.
Posteriormente, os cupons sorteados vão garantir os prêmios. Proost informa que, em todas as épocas comemorativas que implicam em fomento das vendas, a ACE realiza as campanhas sem custo aos lojistas, que ainda recebem cartazes identificando as ações e divulgação em vários veículos de comunicação.
Proost ainda destaca que a associação tem realizado campanhas temáticas para estimular o comércio e que este é um diferencial da entidade, visando premiar os consumidores que prestigiam as empresas locais e também os associados.
“Só pedimos patrocínio do comércio para campanha de Natal; nas outras datas, a própria associação disponibiliza o material e a premiação dos consumidores. É uma forma de darmos um retorno para o associado, já que as campanhas também aumentam as vendas”, comentou.
Outro aspecto comentado por Proost é a adesão dos funcionários às campanhas, particularmente a partir de quando, há dois anos, foi modificada a dinâmica das ações, também os premiando.
Com a mudança, houve entendimento junto ao Sindicato dos Comerciários, que começou a participar das ações, estimulando os funcionários e contribuindo com os prêmios.
“A ideia de beneficiar os funcionários ajudou muito, até porque os próprios vendedores ajudam a divulgar as campanhas”, apontou o presidente.
Observando reaquecimento no comércio, Proost se mostra otimista para os próximos meses, ressaltando que o Dia das Mães é a melhor data do ano para as vendas do comércio.
“Estamos vendo que os índices de venda estão melhorando. No Natal, já foi melhor que nos outros anos. Então, esperamos que a campanha do Dia das Mães tenha crescimento em relação ao ano passado. A expectativa é boa”, observou.
Para incentivar as vendas, Proost salienta que o comércio funcionará em horário especial nos dias 10 e 11 de maio, dando oportunidade aos consumidores de comprarem o presente do Dia das Mães. No dia 10, sexta-feira, as lojas funcionarão até às 22h e, no dia 11, sábado, até às 18h.