Biometria de mais da metade dos eleitores já estaria feita

A enquete mais recente promovida pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) apurou que 56% dos internautas já realizaram o recadastramento biométrico obrigatório aos eleitores.

Do total de votos contabilizados entre os dias 13 e 18, outros 44% revelaram que ainda não compareceram em zonas eleitores para se cadastrar no sistema biométrico.

A pergunta surgiu após reportagem sobre o cartório eleitoral de Tatuí, que funcionou em regime de plantão no sábado passado, 13, com o objetivo de estimular o comparecimento do eleitor e aumentar o número de cadastros no sistema biométrico.

Na 140ª Zona Eleitoral, que inclui Capela do Alto, Guareí, Porangaba, Tatuí e Torre de Pedra, até o dia 20 de março, os cinco municípios somavam 26,6% dos eleitores com biometrias cadastradas.

Nesta semana, a enquete aborda o programa “Vizinha Solidária”, ação preventiva implantada pela Polícia Militar com a ajuda da comunidade para reduzir os índices de roubos praticados em chácaras e residências do bairro Vale dos Lagos.

Os moradores participam de reuniões e recebem orientações de segurança, mas a proposta consiste em incentivar a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento.

A ação preventiva é desenvolvida com auxílio de redes sociais e aplicativos que permitem comunicação rápida (reportagem nessa edição).

Por conta disso, a pesquisa questiona: “Você já sofreu furto em Tatuí?”.

A questão pode ser respondida, com as opções “sim” e “não”, até a sexta-feira, 26, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 28.