Abertas inscrições í  5ª turma do curso de promotoras legais





Estão abertas as inscrições para a quinta turma do curso PLP (promotoras legais populares). Voltado a mulheres, o programa é coordenado, no município, por Heloísa Saliba e Borges. As interessadas devem acessar o site https://goo.gl/JK151Y e procurar pelo formulário de inscrição.

Surgido no Chile, o curso “se espalhou” pela América Latina e é oferecido gratuitamente. Em Tatuí, as aulas acontecem no Colégio Objetivo, com início previsto para o dia 7 de março, das 19h às 21h. O mesmo espaço recebe profissionais para a capacitação das matriculadas. O curso tem oito meses de duração.

Ele é ministrado por representantes da sociedade civil, professores, advogados e militantes do movimento de mulheres. As alunas que tiverem pelo menos 75% de presença e 30 horas de estágio recebem certificado com indicação de carga horária.

O projeto chegou ao Brasil em maio de 1992 com a realização de um seminário sobre os direitos da mulher organizado pelo Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres, em São Paulo. A partir do seminário, criaram-se medidas para a implantação da capacitação.

Em Tatuí, a organização dará início à quinta turma. O objetivo é capacitar mulheres em noções de direito e cidadania, a partir do enfoque nos direitos humanos e na violência. Os temas são discutidos com profissionais convidados, “visando reflexão sobre conteúdos machistas, classistas e patriarcais”.