‘A Volta da Cantora Careca, Porém Muda’ será apresentado no CEU

Agendado para os dias 17, 18 e 19, espetáculo é da “Garagem & Cia.”

47
A trupe “Garagem & Cia. de Teatro” (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Nestes dias 17, 18 e 19, a trupe Garagem & Cia. de Teatro apresenta o espetáculo “A Volta da Cantora Careca, Porém Muda”, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, da prefeitura de Tatuí. A sessão de sexta-feira será às 20h e, no sábado e domingo, a peça ocupa o palco às 19h.

“A obra procura ilustrar o absurdo da existência humana de forma cômica, bem como o distanciamento e a frieza na comunicação entre as pessoas, observados no diálogo sem sentido entre as personagens”, conforma a produção.

“Para lá de ridicularizar as situações mais banais, a peça inglesa de Eugênio Ionesco retrata de uma forma tangível a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência”, segue a sinopse.

A história se passa na capital paulista e mostra o cotidiano de dois casais, os Silva e os Martins, e da empregada Maria. “Entre conversas banais e com pouco sentido, até o uso de palavras desarticuladas que se limitam a sons e a um crescente clima de violência, o espetáculo vai se desenvolvendo”.

A trupe Garagem & Cia. declara querer que o espetáculo “contribua com o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente, por meio de jogos teatrais e técnicas, resultando em apresentações com temas educativos e textos literários que colaborem com o desenvolvimento artístico dos participantes”.

O espetáculo tem no elenco: Paula Fernanda (Sra. Silva), Fernando Goivinho (Sr. Silva), Erica Pedro (Maria), Pedro Couto (Sr. Martins), Alba Mariela (Sra. Martins) e Jean Oliveira (Capitão).

A direção, a cenografia e a concepção de sonoplastia são de Paula Fernanda, que também é responsável pela concepção de luz com o operador Iuri Proença.

A operação de sonoplastia é de João Alquimico; a concepção de maquiagem, de Rafael Franco, que, ao lado da diretora, forma a equipe de maquiagem; a concepção de figurino é de Josué Laranjeira; e a de perucas, de Rafael Franco.

O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, Jardim Santa Helena.

Sobre a trupe Garagem & Cia.

A história da trupe teve início em 2005, como projeto de uma escola estadual em Tatuí. Desde então, vem desenvolvendo espetáculos teatrais populares e de acesso público.

Em 2015, retornou os trabalhos com um novo elenco, “trazendo espetáculos de grande aceitação do público, atingindo quase 30 mil espectadores e acumulando cerca de 84 prêmios desde a fundação”, acentua a assessoria de comunicação da prefeitura. A principal característica da trupe é a música infantojuvenil.

Com um trabalho pedagógico e social, composto em sua maioria por integrantes da comunidade LGBTIQI+ e a visibilidade que alcançou, a trupe decidiu se tornar uma microempresa, para levar ao público espetáculos de repertório.

A Garagem & Cia. já se apresentou em mais de dez municípios do estado de São Paulo, destacando-se: Cesário Lange, Taquaritinga, Morro Agudo, Gavião Peixoto, Pindamonhangaba, Caraguatatuba, Sorocaba, Salto, Itapevi, Tupã, Itapetininga e Votorantim.