A sabedoria e vida!

Raul Vallerine

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo. (Confúcio)

A sabedoria é uma grande aliada para alcançar o sucesso profissional e a felicidade pessoal.

Ter conhecimento é imprescindível para saber como agir e quais decisões tomar. Porém, sem um parâmetro ético e de equilíbrio, o conhecimento sozinho não produz frutos.

Assim, todas as experiências pelas quais passamos ao longo da vida aumentam a nossa sabedoria, permitindo que tenhamos uma compreensão mais ampla dos caminhos possíveis.

Pessoas sábias aprendem quando falar e quando ouvir e percebem que absorver os ensinamentos das experiências é o mais importante. O papel da sabedoria para a conquista do sucesso é apontar o caminho mais seguro para seguir.

A sua sabedoria é resultado de tudo aquilo que você já viveu: os cursos que fez, as viagens que realizou, as conversas que protagonizou, as atividades que executou, os problemas que resolveu, os filmes a que assistiu, os livros que já leu, enfim, tudo mesmo pode ser fonte de sabedoria.

Logo, a sabedoria é primordial para quem deseja crescer e se fortalecer nos âmbitos pessoal e profissional. Agir sem sabedoria implica em cometer muito mais erros e não aprender nada com eles.

Portanto, em todo momento da sua vida, é possível agir com sabedoria para crescer, inclusive diante das falhas. Uma forma de agir com mais sabedoria na sua vida é aprender a focar no que realmente importa.

Agir com sabedoria significa saber distinguir o urgente do importante. Urgente é tudo o que precisa ser resolvido imediatamente por já ter o seu prazo expirado ou perto de expirar.

Por sua vez, uma tarefa importante é aquela que demanda atenção redobrada, mas que está dentro do prazo. A sabedoria de fazer essa distinção o ajudará a realizar muito mais.

Um dos principais benefícios da sabedoria para a vida é aumentar o entendimento da necessidade de autocuidado.

Cuidar de si mesmo em todos os âmbitos é o que o ajudará a chegar mais longe na busca pelos seus objetivos. Quem está com a saúde física e mental em dia tende a se mostrar mais preparado para agir com equilíbrio em diferentes situações.

Pessoas que não agem com sabedoria tendem a se levar ao limite das suas capacidades físicas e mentais. O resultado desse descuido consigo mesmo é tornar-se menos produtivo e menos realizador.

Logo, os maiores sábios são aqueles que conseguem se dedicar a fazer coisas boas para si mesmos para ter melhores resultados. É estando bem consigo mesmos que eles conseguem transcender os seus saberes, divulgando-os às pessoas ao redor.

A sabedoria é construída a partir das experiências que vivemos e dos conhecimentos que absorvemos das outras pessoas.

Uma pessoa sábia entende que vai errar e que isso não é, necessariamente, algo ruim. Quando você faz algo que não dá certo, ganha experiência e descobre o que não deve fazer. Por eliminação, isso o ajuda a encontrar o jeito certo de agir.

Com esse conhecimento adquirido, é possível tentar novamente com mais afinco até obter o resultado esperado.

Tornar-se sábio é uma escolha que as pessoas faz todos os dias quando estão diante de novos desafios.

Quem faz opção por aprender mais com cada tropeço se torna mais bem preparado para a vida. Somente a partir dessa preparação é possível ser alguém mais completo e que faz as escolhas certas.

A sabedoria, portanto, é a base para o crescimento contínuo, pois é ela quem faz com que o indivíduo se questione sempre.

Assim, mantenha a sua capacidade de questionamento sempre ativa e não deixe boas oportunidades passarem. Fique atento a cada dado, informação e conhecimento que adquirir. Escolha se tornar mais sábio a cada dia para ser mais bem-sucedido sempre. Sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui