A Gazeta Esportiva Ilustrada





Era quinzenal e relatava acontecimentos do esporte. Essa revista paulista, da Fundação Casper Líbero, era moda entre os esportistas daqueles anos (1950 e 1960). Interessante que em quase todas as barbearias lá estava ela para a alegria dos futebolistas.

No Rio de Janeiro, reinava a também famosa Revista do Esporte, mas, que também dava espaço para o futebol de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, notadamente.

A Gazeta Esportiva Ilustrada fez capas maravilhosas, principalmente, de acontecimentos marcantes. Entre eles: Copa do Mundo, corrida de São Silvestre (originalmente organizada pela fundação Casper Líbero) e conquistas brasileiras no exterior.

Exemplos, são: o Santos bi mundial de clubes; e os campeões do torneio Rio-SP e da Copa Brasil (diferente da de hoje Copa do Brasil) – como essa foto do Palmeiras, registrada nos vestiários antes da conquista em 1960, quando derrotaria o Fortaleza por 8 gols a 2, no dia 28 de dezembro no Pacaembu. Notem, a data entre o Natal e o Ano Novo, o que seria, hoje, impensável para uma partida de futebol.

Vemos os jogadores do então “Periquito”, orientados por Oswaldo Brandão, em pé, da esquerda para a direita: Djalma Santos, Valdir, Valdemar, Aldemar, Zéquinha e Jorge. Agachados, o massagista Romeu, Julinho, Humberto Tozzi, Romeiro, Chinesinho e Cruz.

Revista que deixou saudades e quem as tem hoje não abre mão. São coleções importantes e de grande valor, não somente sentimental, mas comercial também.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade