Pedagogo Thiago de Castro Leite faz lançamento de seu 1º livro em Tatuí

Publicação de tatuiano integra coleção ‘Pedagogia do Teatro/Artes Cênicas’

Thiago de Castro Leite, que lança 1º livro (Foto: Arquivo pessoal)
Da redação

Na próxima quarta-feira, 27, o pedagogo teatral Thiago de Castro Leite promove o lançamento do seu primeiro livro: “Para o Mundo Aumentar de Tamanho: Formação de Espectadores, Mediação Teatral e Acessibilidade”. A obra, publicada pela editora Hucitec, é fruto da pesquisa de doutorado do autor e integra a coleção “Pedagogia do Teatro/Artes Cênicas”.

O lançamento será no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a partir das 19h, com entrada gratuita, tradução em Libras e exibição do minidocumentário “Ações para Suspender o Tempo”. Após a apresentação do livro e do filme, haverá sessão de autógrafos com exemplares à venda no local.

Na obra, Leite reflete sobre “como a experiência artística pode transformar a relação dos espectadores com o mundo”, a partir de dois projetos analisados: o Programa Formación de Espectadores, em Buenos Aires, e “Ações para Suspender o Tempo”, desenvolvido pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí em 2021.

Este último teve como público estudantes do ensino médio e associados da Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí).

O livro também discute a acessibilidade no teatro, detalhando como a Cia. de Teatro do Conservatório explorou a audiodescrição para ampliar a experiência de pessoas cegas e de baixa visão. Leite aborda, ainda, a mediação teatral, que “conecta público e obra por meio de práticas sensoriais e debates criativos”.

“Lançar essa obra reafirma o teatro como um espaço público, plural e igualitário. Quando respeitamos as singularidades de nossa sociedade, a experiência artística faz o mundo crescer e se transformar”, afirma Leite.

Thiago Leite

Thiago de Castro Leite é ator, pesquisador e pedagogo teatral. É doutor e mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e graduado em licenciatura em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade (ECA-USP).

Desde 2016, é professor de artes cênicas no Conservatório de Tatuí. Entre 2021 e 2022, atuou como coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório, pela qual participou de projetos voltados à formação de espectadores e à acessibilidade nas artes cênicas

Leite integra a Nossa Trupe Teatral, grupo sediado em Tatuí desde 2011, e a La Luna Cia. de Teatro, em Canelinha (SC), desde 2018. Entre 2017 e 2019, foi professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc).

Sua produção acadêmica e artística se concentra na pedagogia do teatro e na filosofia da educação, com ênfase em temas como formação de espectadores, teatro na escola, formação de artistas e acessibilidade no teatro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui