Vacina contra dengue em Tatuí tem baixa procura e segue à disposição em UBSs

Vacinação ocorre em todas as UBSs (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A vacinação contra a dengue em Tatuí, realizada desde o dia 19 de junho, está com baixa procura e não atingiu nem 10% do público-alvo – ou seja, adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia ou não pela doença.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, da prefeitura, até esta quarta-feira, 6, apenas 474 doses tinham sido aplicadas, sendo que a população de adolescentes na cidade é de 7.576.

Dos 474 imunizantes aplicados, 403 são referentes à primeira dose e 71, da segunda dose, que deve ser tomada após três meses da primeira.

Os adolescentes que ainda não receberam a vacina podem procurar uma das unidades básicas de saúde urbanas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h. Nas UBSs rurais, a vacinação está disponível no bairro Congonhal todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, e no bairro Mirandas, de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12h.

Para receber a vacina, é necessário levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço.

A equipe da Vigilância Epidemiológica orienta que é obrigatória a presença do pai e/ou responsável pelo adolescente. Ao chegarem na sala de vacina, ambos responderão a uma entrevista rápida para se saber se o adolescente está apto a tomar o imunizante.

Após receber a dose, o adolescente deverá permanecer em repouso na unidade de saúde por 15 minutos, acompanhado do pai e/ou responsável, para depois ser liberado.

Mais informações sobre a vacina Dengue Atenuada Quadrivalente (Qdenga) podem ser obtidas com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (15) 3259-6358.