Da redação
De 10 a 30 de setembro, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura, recebe a exposição em Tatuí “Bordados que Contam Histórias”, do estilista Cristian Lourenço, “celebrando o bordado como arte, meio de sustento e expressão pessoal”.
A mostra destaca o papel histórico das mulheres bordadeiras, “que, muitas vezes, viam no bordado uma forma de sobrevivência e independência financeira”, acentua Lourenço.
De acordo com ele, “cada peça traz consigo as lutas, as conquistas e as histórias de vida dessas mulheres, eternizadas em cada ponto”.
Além disso, a exposição apresenta peças criadas pelos alunos do Lar Donato Flores, orientados por Lourenço e a mãe dele, Aparecida Correia, que “usaram o bordado para contar suas próprias histórias”.
“Esse diálogo entre gerações e experiências cria uma exposição que transcende a técnica e toca o emocional; que retrata as memórias e o talento de bordadeiras e novos artistas; e que oferece uma reflexão profunda sobre arte, memória e identidade”, segundo a divulgação da mostra.
“Lourenço, com uma carreira marcada pela inovação e pela promoção da cultura, tem uma longa trajetória como estilista e professor”, aponta a assessoria de comunicação da prefeitura.
Durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2020, adaptou o trabalho, organizando ensaios fotográficos e intervenções culturais on-line, além de workshops e cursos sobre moda e bordado.
Foi reconhecido pela Lei Aldir Blanc, a qual permitiu-lhe a realização de mais de dez intervenções culturais virtuais, “expandindo seu alcance para além das fronteiras municipais”.
Lecionou na Etec de Cerquilho, desenvolveu figurinos para a ópera “Uma Noite de São João” e colaborou com o Conservatório de Tatuí. Em 2023, foi convidado pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal” para atuar como diretor criativo da exposição “Memórias Afetivas de um Apartamento”, que explorou a vivência de pessoas LGBTQIAPN+ por meio de ensaios fotográficos e entrevistas.
O projeto de Lourenço, que resulta na exposição “Bordados que Contam Histórias”, foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo 06/2023 “Seleção de Projetos para Arte e Cultura da Capital da Música e Terra de Paulo Setúbal”, da prefeitura de Tatuí e do Ministério da Cultura, do governo federal.
A mostra estará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca no museu, situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.