Da redação
A Santa Casa de Misericórdia de Tatuí inaugurou o novo centro cirúrgico, no dia 15 deste mês. Agora, o espaço – composto por quatro salas cirúrgicas e uma para exames (endoscopia, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica) – aumentará em 50% o número de cirurgias realizadas na rede municipal de saúde, passando de 300 para até 450 por mês.
Para a revitalização, houve investimento de cerca de R$ 300 mil, oriundos de recursos próprios do município, que se somaram às doações de equipamentos feitas por parceiros, como o Lions Clube e o Rotary Club, ambos de Tatuí.
A modernização abrangeu uma série de procedimentos e mudanças para garantir a adequação às normas sanitárias vigentes e higienização apropriada, além de melhorar a funcionalidade do local como um todo, considerando, inclusive, o atendimento futuro para alta complexidade, conforme divulgado pela entidade.
A primeira etapa da revitalização atentou-se para as placas de gesso, que apresentavam desgaste do tempo. Elas foram substituídas por novas de drywall com pintura acrílica. Também houve trocas das luminárias antigas, tomadas e interruptores.
Ainda foram reformados e/ou substituídos outros itens, como sistema hidráulico, caixa d’água, torneiras, mesas e cubas de inox, pintura, bate-macas, todas as portas do setor, suportes de monitores de madeira, pisos, vestiários e fluxo da central de esterilização de materiais, além da adaptação de um banheiro para uma sala de descontaminação.
Já as implementações incluem: placas luminescentes de identificação de extintores, rotas e luzes de emergência, dispensers de álcool gel, álcool antisséptico pré-cirúrgico e sabão antisséptico. Todos os produtos tiveram as fórmulas analisadas para melhor atender às necessidades técnicas do hospital.
A entidade destaca as atualizações no parque tecnológico, com novos aparelhos de anestesia, bisturi, mesa cirúrgica e monitores, adequando a quantidade para atender todas as salas. Além disso, uma farmácia satélite foi instalada.
Por sua vez, a sala de prescrição adquiriu computadores, impressoras e um televisor. Os dois primeiros são para o uso integral do sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico, enquanto o outro visa facilitar a visualização do mapa cirúrgico, comunicação do setor e treinamentos.
Por fim, a sala de convivência passou a ter sofá, frigobar e televisão; e o acesso que interliga o centro cirúrgico ao centro obstétrico da maternidade “Maria Odete Azevedo” foi preparado.
Outros serviços
Em janeiro deste ano, a Santa Casa inaugurou o Laboratório de Análises Clínicas. O equipamento concentra os exames de internados no local, além dos solicitados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de pedidos médicos direcionados pelas unidades básicas de saúde, por meio da central de exames.
Na época dessa inauguração, também foi anunciado a expectativa de entrega do centro cirúrgico. Além disso, foram enumeradas algumas ações administrativas atuais, como renegociações de débitos, com o início de pagamento de parcelas naquele mês; a retomada das negociações com o Sindicato da Saúde de Sorocaba e Região (SinSaúde), paralisadas havia três anos; e, por fim, o reajuste salarial dos funcionários.
Atualmente, o hospital mantém atendimentos de urgência e emergência (em casos de internações e operações) a gestantes para partos e outros procedimentos, pela Maternidade “Maria Odete Azevedo”, e dispõe do Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, construído e mantido pelo Lions Clube de Tatuí.