7º Guia Turístico Tatuí Cidade Ternura é lançado na Feira do Doce

Publicação soma atrativos, eventos, história e completa gastronomia local

Portal pode ser acessado no www.tatuicidadeternura.com.br (Foto: Reprodução)
Da redação

A sétima edição do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” está sendo lançada na décima Feira do Doce, que teve início nesta sexta-feira, 5, e segue até o feriado de terça-feira, 9, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

Gratuitamente à disposição no estande da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, já na abertura, a publicação era buscada por visitantes e turistas, tendo acesso, assim, a informações sobre o que de melhor há no município.

O material traz indicações renovadas de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos que prestam serviços voltados à orientação de visitantes.

O guia tem seis capítulos, divididos em agenda cultural, patrimônios tatuianos, pontos turísticos, classificados, informações úteis e selo de qualidade. Todas as informações são anualmente atualizadas.

Desde a primeira edição, que circulou em 2016, o guia “Tatuí Cidade Ternura” tem sido utilizado para a divulgação de tudo o que a cidade tem em termos culturais, turísticos, gastronômicos e históricos. Desde então, vem trazendo novidades a cada edição, sempre valorizando as tradições artísticas e culturais da cidade.

Em simultâneo à feira, já estão sendo encaminhados lotes da publicação a pontos de interesse turístico e a órgãos municipais que atuam na área, como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a própria Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
O visitante também pode adquirir seu exemplar gratuitamente no jornal O Progresso de Tatuí, que ainda levará o guia a todos os seus assinantes junto à edição especial de aniversário da cidade, no dia 11 de agosto.

O guia turístico possui um calendário de distribuição pontual, considerando as épocas de maior fluxo de visitantes na cidade.

Por esse motivo, tem o primeiro lote levado a público durante a Feira do Doce, o evento local com maior número de turistas, no início de julho. Em seguida, tem reforço na distribuição durante os eventos de aniversário da cidade, em agosto.

Já no final do ano, aproveita o Natal para uma nova remessa ser levada gratuitamente aos visitantes e mesmo aos próprios tatuianos. Ainda, outro volume é reservado para os demais eventos de maior relevância a serem promovidos durante o ano.

Relevância

O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), enfatizou a parceria com o jornal, apontando que o conteúdo do guia é de grande valia, sendo que os visitantes da cidade podem, além de procurar por informações de pontos turísticos, conhecerem a história de Tatuí.

“O material é um guia de roteiro completo, que traz várias histórias de pontos turísticos da cidade, sendo uma ferramenta que só tem a contribuir para o turismo local”, comentou.

O secretário lembrou que o guia Tatuí Cidade Ternura também costuma ser distribuído a autoridades e artistas que passam pelo município, quando realizam apresentações, e aos turistas, que procuram o órgão em busca de informações.

“É uma ferramenta muito importante de divulgação, tanto gastronômica quanto turística na nossa cidade. Nós, da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgamos o guia de O Progresso de Tatuí em vários espaços, no museu, nas secretarias, porque ele é importante”, sustenta o secretário.

“Também colocamos esse material nas cestas de doce que nós levamos para o governador do estado de São Paulo, para os secretários do governo, os deputados”, acrescenta.

Gratuito

De modo a privilegiar setores da economia local e reunir o maior número de empreendimentos, o guia sustenta a dinâmica da primeira edição, pela qual a divulgação nos classificados acontece gratuitamente.

Por meio desta iniciativa, a publicação, de um lado, busca prestigiar o comércio do município e, de outro, oferecer a quem acompanha o material todas as informações possíveis e pertinentes sobre os produtos e prestadores de serviços de interesse turístico.

“Na prática, além de priorizar os visitantes, o guia é pautado pelas expectativas dos próprios tatuianos, que passam a conhecer mais a cidade onde residem e a ter um grande volume de opções de serviços e produtos, especialmente na área de gastronomia”, observa Ivan Camargo, editor de O Progresso de Tatuí.

O editor lembrou que o jornal foi um dos que se dispuseram a investir no reconhecimento de Tatuí como Município de Interesse Turístico (MIT).

“Naquele momento, por volta do ano de 2015, diante de tanta dúvida – senão de desconfiança -, não foi fácil se alcançar o título de MIT e, claro, concluir-se a primeira edição do guia”, comenta Camargo, agora frisando o fato de que todos os espaços disponíveis à publicidade na publicação foram ocupados pelos parceiros anunciantes.

A gerente administrativa de O Progresso de Tatuí, Lívia Amara Rodrigues de Oliveira, observa também ser importante a responsabilidade do jornal no sentido de ajudar na divulgação de pontos turísticos e atrativos da cidade.

“Todo veículo de comunicação profissional tem uma função social, que é a de informar o cidadão. Lógico que sabemos que as notícias são aquilo que os leitores mais esperam, mas não é por isso que vamos deixar de fazer a nossa parte também na promoção do município”, salienta.

A gerente também lembra que o guia começou a ser pensado há cerca de sete anos, durante uma reunião do Conselho de Turismo, em razão “da ausência de material à altura que a cidade merecia”.

A ideia, segundo ela, era que Tatuí pudesse divulgar de forma ampla os pontos turísticos, hotéis e gastronomia, além de contar a história da cidade.

“Sendo assim, tivemos a ideia de criar algo que pudesse contribuir de alguma forma, pois sempre acreditamos que o turismo pode ser uma fonte de renda para muitas pessoas”, reforça.

Digital
O portal “Tatuí Cidade Ternura”, estruturado a partir da versão impressa do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” já está no ar com um formato inovador desde 2022, com atualizações e recursos até então inéditos para os usuários e leitores, no www.tatuicidadeternura.com.br.

Os atrativos turísticos mais significativos, os títulos históricos mais relevantes, atividades de lazer, agenda de eventos, agenda musical e as principais opções de gastronomia e turismo na cidade também estão disponíveis da versão digital, assim como na impressa.

Entre as novidades, está a possibilidade das postagens de vídeos dentro da própria plataforma, para a divulgação dos estabelecimentos da área de turismo e gastronomia e o “georreferenciamento”, pelo qual o turista é informado sobre o melhor caminho para chegar aos locais, a partir de um mapa acessado com um simples toque no endereço desejado.

Além dos principais atrativos, o portal tem como foco principal a divulgação completa dos serviços, produtos e opções em gastronomia locais.
Contudo, o maior diferencial do site de turismo é a publicação constante de reportagens com foco no turismo e na cultura local, produzidas pelo jornal O Progresso de Tatuí.

Na versão online, a partir das abas de acesso, os visitantes também podem acessar o conteúdo por segmentos, facilitando o acesso do usuário.

“Na verdade, o portal traz as mesmas informações do formato em papel, porém, com as facilidades que a internet pode oferecer, como a divulgação diária das notícias sobre cultura e eventos da cidade’, frisa Lívia.

“E, mais: a opção do link de pedidos via delivery. Ela é oferecida àqueles que são clientes do portal, para facilitar a vida do tatuianos e mesmo dos visitantes”, conclui a gerente.