Segundo concurso ‘Doce Harmonia’ tem seus vencedores premiados

Competição acontece junto à Feira do Doce de Tatuí em três categorias

Donuts de curau, um dos três doces premiados no concurso (Foto: Divulgação)
Da redação

A segunda edição do concurso Doce Harmonia, evento promovido junto à Feira do Doce de Tatuí, nesta semana, divulgou os vencedores deste ano em suas três categorias.

Conforme a organização, o evento “é dedicado à celebração da confeitaria, com o objetivo de aprimorar a arte culinária e gastronômica relacionada à fabricação de doces”.

“Através da criatividade, habilidade e dedicação dos participantes, pretendemos oferecer a todos que visitem Tatuí, Terra dos Doces Caseiros, uma experiência cada vez melhor e mais saborosa, enaltecendo a rica tradição doceira desta encantadora cidade”, divulgaram os organizadores.

O concurso tem em sua organização a Associação dos Produtores de Doce de Tatuí (Aprodoce), presidido por Marcelo Leite, e pelo núcleo Consultoria e Pesquisa em Gestão Empresarial (Conpeg), da Fatec Tatuí, do Centro Paula Souza.

O núcleo está sob a responsabilidade do professor Luís Antônio Galhego Fernandes e, atualmente, conta com os alunos: Ana Carolina de Moraes Salgado, André Luis Oliveira Rocha Junior, Andrew Ryuji Kimura Gutiama Villalba, Maria Augusta Alves Cuevas Francischini e Quéren Theodoro da Silva.

A competição busca reconhecer e premiar os melhores doces em três categorias: tradicional, “gourmet” e Inovador.

Na primeira, são aceitos doces que se enquadrem nas tradições da culinária local ou regional. Entre os quais: brigadeiro, cocada, paçoca, queijadinha, quindim, bom-bocado, doces em compota e doces ABC.

Na categoria “gourmet”, são aceitos doces que apresentem uma abordagem “refinada e sofisticada” em termos de sabor, apresentação e combinação de ingredientes.

“Os participantes são encorajados a explorar técnicas avançadas e ingredientes de alta qualidade”, acentua a organização.

Por sua vez, na categoria “inovador”, serão aceitos doces que demonstrem criatividade e originalidade. “Os participantes são incentivados a experimentar novas combinações de sabores e técnicas de preparo”, é explicado.

O concurso aconteceu com fases eliminatórias, no mês de junho, para a final, dia 29 desse mesmo mês. Todas as fases ocorreram no auditório I da Fatec Tatuí, à rodovia Mario Batista Mori, 971, Jardim Aeroporto.

O júri esteve formado por profissionais da área, “com experiência, renome e seguindo o critério de que nenhum chef tivesse moradia em Tatuí, para evitar que a proximidade alterasse o julgamento”, ressaltou a organização.

Eles efetivaram as avaliações baseados em diversos critérios. Um deles é o sabor, considerando a

harmonia e a intensidade dos sabores dos produtos.

A textura, outro critério, leva em conta a consistência e a suavidade, cremosidade ou crocância, dependendo do tipo de doce.

A apresentação é outro ponto, em que se observa a estética visual e a aparência geral do doce, incluindo decoração, montagem e criatividade na apresentação.

A habilidade técnica e o cuidado no preparo do doce são considerados na execução, levando em conta a precisão na medida dos ingredientes, a técnica de preparo e o acabamento.

Originalidade e criatividade compõem outro critério, observados tanto em termos de sabores quanto de apresentação. Por fim, a harmonização de ingredientes considera a combinação e o equilíbrio presentes no doce.

Os finalistas e vencedores recebem a premiação em solenidade na Feira do Doce, marcada para acontecer nesta edição no dia 5, sexta-feira, às 15h.

Cada finalista recebe uma placa, que poderá ser fixada em seu estande na feira, bem como um certificado de premiação, para ser colocado no estabelecimento. Os primeiros colocados de cada categoria ainda recebem prêmio no valor de R$ 2.000 cada.

Em 2024, os vitoriosos são: na categoria tradicional, a trufa tradicional, da Dani Diniz Confeitaria; na inovação, o brigadeiro de cerveja, da Doce Lua; e, na “gourmet”, o donuts de curau, do Atelier Anna Botelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui