Mais
    Início Cultura Banda Lira Santa Cecília se apresenta no “Música na Praça” de Tatuí

    Banda Lira Santa Cecília se apresenta no “Música na Praça” de Tatuí

    Banda Lira Santa Cecília se apresenta neste sábado, 1º de junho, na Praça da Matriz

    O projeto “Música na Praça” de Tatuí, ação cultural da prefeitura, recebe, neste sábado, 1º de junho, a partir das 11h, na Praça da Matriz, a corporação musical “Lira Santa Cecília”, da cidade de Pereiras.

    A banda foi fundada oficialmente em 1884, porém, há registros de sua existência desde 1878, quando o maestro Honório de Almeida viajava, a cavalo, de Tietê até Pereiras para dar aulas de música.

    Por indicação do padre Ângelo Tersi, entre os anos de 1878 e 1880, o grupo musical que, até então, tinha o nome de “Lyra Pereirense”, foi alterado para “Lira Santa Cecília”, em homenagem à santa padroeira dos músicos.

    Desde então, a banda tem formado muitos músicos de renome nacional e internacional, tendo, inclusive, alguns deles, passagem pelo Conservatório de Tatuí e por orquestras famosas, como a Osesp.

    As apresentações do grupo, entretanto, vão além da musicalidade, envolvendo educação, preservação de tradições, fortalecimento da identidade e promoção do intercâmbio cultural.