Da redação
Em solidariedade aos atingidos pelas enchentes do estado do Rio Grande do Sul, as Faculdades Trilógicas (Fatri), de São Paulo, detentora das patentes da tecnologia da Keppe Motor, estão oferecendo, de forma gratuita, o protótipo laboratorial de uma bomba d’água movida a painel solar.
O projeto, desenvolvido por engenheiros da Fatri, conta com a tecnologia dos motores “Keppe”. Desta forma, com a disponibilização do protótipo, a diretora da unidade de ensino, Claudia Bernhardt de Souza Pacheco, afirma que o desenvolvimento do projeto de fabricação irá auxiliar no processo de bombeamento de água nos locais alagados.
Ela explica que o equipamento poderá ser utilizado pelos setores públicos e privados, sendo o desenvolvimento do protótipo industrial orientado e acompanhado pelos engenheiros da faculdade.
Segundo os engenheiros, a bomba de 1/3 CV, com possibilidade de aumento de potência de até ½ CV, tem a capacidade de: retirar água de lugares alagados, airar (despoluir) água contaminada, tornando-a potável e deslocar o curso d’água de um lugar para outro, além de todas as funções que uma bomba d’água tradicional realiza.
“O projeto é capaz de bombear mil litros de água para até 12 metros de altura por hora, sem a necessidade de bateria ou eletricidade, bastando a luz do dia, e sem uso de inversor”, conforme divulgado pela instituição.
Tecnologia
A tecnologia Keppe Motor foi desenvolvida com base na “nova física” do cientista austríaco-brasileiro Norberto Keppe, que orientou os engenheiros César Soós, Alexandre Frascari e Roberto Frascari na montagem dos motores.
“Enquanto os motores elétricos AC e DC convencionais precisam ser continuamente supridos com energia elétrica para gerar o trabalho mecânico com torque e velocidade, o Keppe Motor funciona a maior parte do tempo desligado da rede elétrica”, ressalta a instituição.
“Ou seja, ele recebe um pulso da eletricidade e, a partir daí, o rotor gira desligado da rede, captando nesse momento a energia escalar que se difunde pela bobina estatora e alimenta o trabalho mecânico”, explica a assessoria da Fatri.
“Os motores elétricos convencionais funcionam com corrente alternada (CA), corrente contínua (CC), ou ambas. Já o Keppe utiliza a corrente ressonante, baseada numa lei da física, que garante eficiência máxima do sistema”, segue a assessoria.
Os testes e pesquisas duraram de 1997 a 2008, quando o primeiro motor foi montado na garagem do Grande Hotel Trilogia, em Cambuquira, em Minas Gerais.
Atualmente, ventiladores de mesa, de parede e pedestal, são produzidos artesanalmente na cidade de Cambuquira, sob a supervisão dos engenheiros.
O projeto já recebeu prêmios internacionais, sendo o primeiro conquistado em 2015. Na ocasião, recebeu o prêmio máximo em Inovação Tecnológica e Eficiência Energética, na maior feira de eletrônicos do mundo – a “Hong Kong Eletronics Fair”, divulgou a instituição.
Na Inglaterra, o prêmio foi concedido pela revista britânica “Corporate Vision (CV Magazine)”, na categoria “Pioneiros em Tecnologia de Motores com Eficiência Energética 2019” (Leading Pioneers in Energy-Efficient Motor Technology 2019), ainda informa.
Live explicativa
Dia 14, às 14h, no canal do jornalista Fernando Betetti do Youtube, Cláudia Pacheco e engenheiros do Keppe Motor farão uma live com detalhes sobre a bomba d’agua e sua fabricação. Ela poderá ser acessada pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=Pr_AAkxqghk.