O Conservatório de Tatuí encerra na quarta-feira, 30, o período de inscrições para a quarta edição do Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra. O evento, que integra a série de ações que marcam os 60 anos de fundação da escola, será realizado de 7 a 10 de maio.
O encontro internacional reúne atividades para os instrumentos de madeiras – flauta, clarinete, fagote, oboé. Neste ano, também serão oferecidas atividades específicas para piccolo. Aulas práticas, workshops, recitais e concertos são algumas das atividades previstas.
“Não é preciso ser aluno do Conservatório de Tatuí para participar. Qualquer interessado, de qualquer nível de conhecimento, pode se inscrever e acompanhar as ações, com direito a certificado ao final do evento”, destacou o coordenador Otávio Blóes.
Para se inscrever, basta acessar o site www.conservatoriodetatui.org.br/emadeiras, preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 40.
Além de oferecer acesso a todas as aulas, recitais e concertos, a inscrição dá direito, aos 40 primeiros, a alojamento gratuito durante o evento.
O Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra é um dos dez eventos internacionais organizados de forma bienal pelo Conservatório. Ele recebe convidados de destaque internacional nos instrumentos de flauta, oboé, clarinete e fagote – neste ano, também de Piccolo e requinta.
Entre os convidados confirmados, estão os irmãos Tadeu e Benjamin Coelho. Filhos do ex-diretor do Conservatório de Tatuí José Coelho de Almeida, os instrumentistas são destaque nos Estados Unidos, onde residem há muitos anos.
O fagotista Benjamin é professor na University of Iowa. Já o flautista Tadeu é professor na “University of North Carolina School of the Arts”, também nos Estados Unidos.
Outro artista confirmado é Edson Beltrami, também ex-aluno do Conservatório – onde atuou como professor, coordenador e regente. Desde 2003, é regularmente convidado como primeira flauta da Osesp, com a qual tem participado em concertos regulares, gravações e turnês (EUA). Atualmente, é primeira flauta solo da Orquestra Filarmônica Bachiana de São Paulo.
Outro ex-aluno a participar como artista convidado é Thiago Naguel, clarinetista.
Também participam, como professores e solistas, os artistas Michel de Paula (piccolo), Alexandre Ficarelli (oboé), Guiliano Rosas (clarinete), Joelson Menezes (requinta) e Felipe Destéfano (fagote). Daniel Tamborin atua como luthier convidado e Dario Sotelo, como palestrante. O evento contará, ainda, com as pianistas Cristiane Bloes e Míriam Braga, da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.