Da redação
Entre os dias 18 e 21 de março, a Cia. de Dança Mariana Ribeiro de Tatuí esteve no Mercado Persa, considerado o maior evento de danças árabes do mundo. Ele acontece todos os anos no WTC Events Center, localizado no Hotel Sheraton, na cidade de São Paulo.
De acordo com a professora e bailarina, o festival reúne bailarinos de diversos países. Nesta edição, estiveram presentes representantes do Paraguai, Suíça, Chile, Bolívia, Venezuela, Argentina, Egito, Peru, Portugal, Polônia e Colômbia.
O festival é referência mundial e foi o pioneiro em reunir, em um só evento, shows, competições, mostras de dança, workshops, palestras, desfiles e feira.
Com o passar dos anos, tornou-se um dos principais pontos de encontro de mulheres bailarinas do Brasil. Desta forma, foram inseridas, na programação do festival, atividades de “interesse do universo feminino”. Mariana e as alunas da companhia foram as representantes de Tatuí durante umas das atrações do evento.
A professora conta que, além da apresentação do grupo, ela também participou de um workshop ministrado pelo “mestre” egípcio Mohamed Shahin, com a bailarina polonesa Jasirah.
De acordo com a organização do evento, durante os três dias de festival, passaram pelos três palcos simultâneos 1.100 pessoas, as quais se apresentaram em espetáculos, mostras e competições.
Mariana conta ainda que, além da participação com as alunas, ela integrou, no dia 19, o evento de gala “Tradição e Inovação”, que contou com shows internacionais.
“Participar do Mercado Persa é muito renovador, pois conseguimos trocar experiências com tantas outras profissionais espalhadas pelo Brasil, e nos dá oportunidade de estudar com mestres internacionais”, concluiu, Mariana.