Da reportagem
A prefeitura inaugurou em Tatuí na sexta-feira da semana passada, 5, o Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista “Maria Lígia Miranda Cortese”.
Dedicado ao aprendizado e ao desenvolvimento de crianças com transtorno de espectro autista (TEA), o espaço atenderá até 250 alunos a partir de dois anos e que estejam matriculados regularmente na rede municipal de educação.
A conclusão do projeto, segundo a administração municipal, foi resultado de trabalho conjunto entre a prefeitura e o Ministério Público estadual. No total, foi investido R$ 1,4 milhão.
De acordo com o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, a clínica é a terceira do Brasil, sendo a única com prédio próprio e o “melhor jardim sensorial”, o qual auxiliará os profissionais no “tratamento eficiente” aos assistidos.
Ele contou que, quando ainda exercia o cargo de secretário da Educação, esteve em contato com diversas mães para entender as dificuldades enfrentadas por elas. Desta forma, disse compreender a necessidade de o autista em grau severo ser dependente de alguém durante 24 horas por dia.
“E apesar de eu não saber sobre isso, cientificamente, os casos têm aumentado a cada ano”, argumentou. “Se o poder público não olhar para essas pessoas, o estado terá daqui a 15, 20 anos, um colapso”, acrescentou.
“Por que não tem (o centro especializado) em Campinas, Belo Horizonte ou em São Caetano, que são cidades muito mais ricas? Porque poucas pessoas têm a coragem de enfrentar o problema”, declarou.
Com 750 metros quadrados de área construída, em terreno de 12 mil no total, o CMEAA foi projetado para que a pessoa com TEA tenha oportunidades de “descobrir habilidades”.
No espaço, há 26 salas de atendimento para oferecer um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento, incluindo serviços de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, musicoterapia, terapia ocupacional, nutricionista e social.
Conforme a prefeitura, os profissionais têm à disposição equipamentos de integração sensorial, cozinha experimental, brinquedoteca, simulação de atividades de vida diária e escolar, sala de musicoterapia e multimeios, banheiros adaptados para ostomizados e jardim sensorial.
A estrutura do local também foi desenvolvida para ampliar os atendimentos e as ações, por meio da articulação e do compartilhamento de saberes, práticas e aperfeiçoamento de toda a equipe pedagógica.
“O CMEAA desempenha um papel crucial, fornecendo acompanhamento terapêutico-pedagógico e apoio individualizado”, destacou a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.
Para ela, o centro representa um compromisso com a garantia de que todas as pessoas com autismo tenham acesso a educação de qualidade, “levando-as a alcançar seu pleno potencial e contribuindo de forma significativa para a sociedade”.
No local, será oferecido, no contraturno das aulas regulares, o acompanhamento terapêutico-pedagógico aos alunos que apresentam dificuldades em relação ao acesso, permanência e aprendizagem no contexto escolar.
De acordo com o prefeito, pode ser que, entre as 250 crianças atendidas pela unidade, nenhuma delas seja inserida no ensino escolar regular. No entanto, disse que “o compromisso da gestão municipal é melhorar o dia a dia delas”.
“Nós precisamos fazer a nossa parte. Essa mãe e esse pai estão sofrendo. Essa criança está sofrendo, e muito. Precisa ter alguém que fale por eles, mas, para isso, tem que ter coragem, e isso não falta na nossa equipe”, afirmou.
A diretora de educação especial da Secretaria da Educação, Rosângela Domingues, explicou que todo o trabalho terapêutico acontecerá por meio de observações no ambiente escolar e de articulação com a escola, família e os profissionais do atendimento educacional especializado.
A partir daí, é elaborado um plano de desenvolvimento individual, que será trabalhado por todos os envolvidos.
De acordo com a diretora do CMEAA, Ana Paula Camargo Bonassoli, tudo foi planejado com acessibilidade e de forma acolhedora. Ela disse terem sido utilizadas cores claras nos ambientes, permitindo, desta forma, “transmitir serenidade e aconchego em todos os espaços”.
“Os recursos e equipamentos nas diversas salas auxiliarão nas atividades sensoriais, despertando o interesse dos alunos em descobrirem novas formas, cores, sons e habilidades, que colaboram para que eles respondam adequadamente à luz, ao som e aos cheiros, além de melhorarem o foco e até a ansiedade”, salientou.
Ana Paula afirmou que, com a sala de multimeios, há várias possibilidades de recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e ao conhecimento, favorecendo o convívio social e o desenvolvimento da comunicação.
Ela salientou que todos esses recursos e equipamentos serão oferecidos aos estudantes que usufruírem da estrutura do centro, aliados ao conhecimento e à prática pedagógica, planejamento e sistematização dos processos de aprendizagem – os quais o serviço educacional considera fundamental para a formação, o desenvolvimento, o acesso e a permanência no ambiente escolar.
Durante a inauguração do centro, Cardoso Júnior parabenizou os servidores envolvidos na conquista, dizendo ser um “momento de imensa emoção e felicidade”.
“Nosso município é agora uma referência em todo o Brasil para o atendimento de crianças e adolescentes autistas. Em Tatuí, trabalhamos e acreditamos na inclusão”, concluiu.
O Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista está situado na rua Orlando Floriano, sem número, no Jardim Esplanada.