Da redação
Entre a sexta-feira, 12, e domingo, 13, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – o CEU das Artes de Tatuí – é palco do espetáculo teatral “Ícaros”.
Encenado pela Dupla Companhia, a peça é uma adaptação do texto “O Primeiro Voo de Ícaro”, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu, e trata sobre “a confluência entre a dureza da realidade da periferia e a leveza poética da dramaturgia brasileira”.
Para o diretor do espetáculo, Lucas Gonzaga, “as histórias narradas se entrelaçam com as questões, as quais permeiam a vida de atores e atrizes que compõem o elenco”.
Gonzaga conta que, por meio de uma linguagem “metateatral” (termo que, conforme a produção, “descreve os aspectos de uma peça, a qual chama a atenção para o drama ou teatro”), o espetáculo apresenta a história de um grupo de formandos do ensino médio, contada a partir da memória do professor da turma.
Na história, “Ícaros” remonta o dia do baile de formatura, em uma festa que cruza diversos acontecimentos. Desta forma, segundo o diretor, “conforme o desenrolar, a peça convida o público para refletir sobre o amor e a morte”.
A encenação teria estreia nesta sexta-feira e segue no sábado, 13, em duas sessões: às 16h e às 20h. Já neste domingo, é apresentado às 18h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados virtualmente no link https://bit.ly/3JdGE6t.
Conforme a companhia, caso os ingressos estejam esgotados, haverá uma lista de desistência, presencial, no dia e horário de cada apresentação.
Além de Tatuí, as apresentações percorrem mais quatro cidades do interior paulista: Pilar do Sul, Araçoiaba da Serra, Salto e Alambari. O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural, do governo do estado de São Paulo (Proas), por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas. As atividades ainda contam com o apoio das prefeituras de Tatuí e Salto.
O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, na vila Santa Helena.