Da reportagem
Na manhã de terça-feira, 12, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na Unidade Básica de Saúde “Dr. Aniz Boneder”, conhecida como “Postão”, o novo Centro de Especialidades Odontológicas de Tatuí (CEO).
Com recursos oriundos do Ministério Público do estado, a reforma e a ampliação do local estão alinhadas à Política Nacional de Saúde Bucal “Brasil Sorridente” e à rede de cuidados à pessoa com deficiência.
Na cerimônia de inauguração, o coordenador da unidade de Tatuí, José Eduardo Cantieri Costa, falou da conquista e sobre a capacidade que a unidade local, a partir de agora, terá em alcançar os munícipes por meio de uma oferta de serviços especializados.
Ele explicou que, com a ampliação do atendimento, a cidade alcançou a escala máxima de acesso a procedimentos, de acordo com o requisito mínimo proposto pelo Ministério da Saúde (tipo três).
Desta forma, o local passa a realizar o serviço de odontopediatria, além de outras seis especialidades já oferecidas: estomatologia, periodontia, cirurgia, endodontia, a pacientes com necessidades especiais e prótese.
Segundo a pasta da Saúde, o credenciamento da nova especialidade “amplia e qualifica a rede de serviços odontológicos aplicados pelo CEO”.
Costa explicou que Tatuí já contava com uma especialidade além das cinco mínimas propostas pelo governo federal. Também apontou que a implantação da sétima só foi possível graças à criação de novos cargos públicos proposta por meio do projeto de lei 078/2022.
A estrutura é composta por oito consultórios odontológicos, uma sala administrativa, sala de esterilização, banheiros para funcionários e para pacientes (masculino e feminino), depósito, sala de reunião, cozinha, sala do servidor, almoxarifado e expurgo.
“Além de ser importante estruturalmente, esta obra reflete na melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços prestados, dando continuidade ao cuidado em saúde bucal realizado pela rede de atenção básica”, declarou Costa.
Conforme a prefeitura, o atendimento bucal na cidade teve, entre 2019 e 2022, um aumento de 142,12%. No período, o número saltou de 7.806 para 18.901 indivíduos atendidos. Tatuí é a 23ª unidade e o 16º município do estado a contar com o serviço especializado.
Para o coordenador, o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento, além da diminuição do tempo de espera, foi alcançado.
O secretário municipal da Saúde, Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior, classificou a unidade de Tatuí como “a mais bonita” entre as 16 do estado. E lembrou do esforço da equipe da pasta, a qual disse ter se dedicado para que o projeto se tornasse realidade.
“Até ontem, éramos nível dois. E agora, praticamente, dobraremos o número de atendimentos à população, e isso é muito gratificante para nós”, destacou.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior declarou que, com a ampliação dos atendimentos, “a administração municipal reforça os cuidados com a saúde da população”.
Ele citou a entrega de 69 próteses dentárias, ocorrida no ano passado, como parte do “compromisso do Executivo em atender as pessoas que estão escondidas”.
“Aí, você observa: no universo de 130 mil habitantes, 69 pessoas vão fazer diferença, em razão da demanda de trabalho dos profissionais?”, questionou. Em razão disso, argumentou Cardoso Júnior, os profissionais do CEO “trabalharam até aos sábados, para oferecerem a essas pessoas a oportunidade de voltarem a sorrir”.
Os atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas só podem ser feitos por meio de uma guia de referência, encaminhada pela unidade básica de saúde. Desta forma, o paciente deve passar pela avaliação de um cirurgião dentista, o qual detectará a necessidade do atendimento especializado.