Da redação
O Poupatempo de Tatuí completou, na quarta-feira, 20 13 anos de operações na cidade. Durante esse período, foram realizados 2,9 milhões de atendimentos, sendo cerca de 67 mil somente neste ano.
Segundo a assessora de comunicação do órgão, Maria Carolina Mischiatti Lopes, o serviço mais procurado no posto local é o de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 22 mil atendimentos.
O topo da lista, segundo a assessoria, deve-se aos mutirões promovidos durante o ano pelas unidades do órgão. Na campanha realizada entre janeiro e junho, os postos contabilizaram 102,5 mil atendimentos somente para esse documento.
O IIRGD (Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt”), para emissões de carteira de identidade (RG), ocupa o segundo lugar, com 18 mil atendimentos.
Ainda, o órgão atende serviços de licenciamento de veículos, consulta de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), carteira de trabalho digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais e pesquisa de débitos de veículos.
Em março deste ano, os serviços comerciais oferecidos pela Sabesp também passaram a ser realizados exclusivamente no Poupatempo.
Conforme a assessoria de comunicação da companhia de abastecimento, os serviços de realização de alteração cadastral, pedido de segunda via de contas, de ligação e religação de água, negociação e regularização de dívidas, entre outros, são realizados pelo Poupatempo.
No primeiro semestre de 2023, 21 unidades do Poupatempo foram implantadas e integradas ao Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran).
O objetivo é “beneficiar quem precisa de atendimento presencial, como primeira via ou atualização do RG e mudanças nas características de veículos, por exemplo”.
Além do atendimento presencial, o programa disponibiliza 266 serviços online pelo portal e aplicativo do “Poupatempo Digital”. Além disso, o usuário conta com 900 totens de autoatendimento e assistente virtual no WhatsApp.
No primeiro semestre deste ano, mais de 65% das solicitações foram feitas de forma virtual. No período, foram contabilizados 23,2 milhões de atendimentos, dos quais 15,4 milhões digitais e outros 7,8 milhões presencialmente nos postos físicos, distribuídos em 218 municípios.
Na capital paulista, que soma 12 postos, um dos mais movimentados é o da Lapa, na Zona Oeste, onde diariamente são realizados cerca de 1,5 mil atendimentos.
Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório agendamento prévio de data e hora, sem nenhum custo pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, totens de autoatendimento ou, ainda, pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.
O posto de Tatuí funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo,135, centro.
Em razão das festas de final de ano, os postos em todo o estado ficarão fechados nesta segunda-feira, 25, com retorno das atividades na terça-feira, 26, no horário habitual de cada unidade.
Por conta do Ano-Novo, os atendimentos presenciais também ficarão suspensos na sexta-feira, 29, no sábado, 30, e na segunda-feira, 1º de janeiro.
No entanto, conforme a assessoria, mesmo durante as festas de fim de ano, o órgão continuará oferecendo serviços por meio dos canais digitais: portal, aplicativo “Poupatempo Digital”, totens ou ainda pelo WhatsApp.
Entre as opções online, estão a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros.