Divulgação
Nova União voltou a vencer na competição após ter protagonizado empate sem gols no início do mês
O Nova União disparou como líder de grupo ao vencer partida no final de semana passado. A equipe derrotou o Gepav no domingo, 9, pelo placar de 3 a 0 e passou ao primeiro lugar, “absoluto”, do grupo “B”. O evento desportivo conta, ao todo, com oito agremiações, sendo quatro delas no grupo “A”.
O resultado rendeu ao Nova União sete pontos no grupo, resultado de duas vitórias e de um empate. A equipe estreou na competição no dia 26 de janeiro, quando bateu os jogadores da favorita Associação Atlética XI de Agosto. Na ocasião, o jogo terminou com um placar “magro”, finalizando em 1 a 0.
No segundo compromisso, o Nova União empatou com o Associados do São Martinho. A partida aconteceu no primeiro domingo deste mês, dia 2, sendo encerrada em 0 a 0. O jogo que marcou a terceira vez da equipe em campo marcou a nova fase da competição que presta homenagem a José de Campos.
Por ocasião de um incidente em campo, na semana retrasada, a organização decidiu realizar apenas um jogo por domingo. Até então, o torneio contava com rodada dupla. Ela se iniciava às 9h, com segunda partida às 10h. No dia 2, um jogador passou mal em campo e precisou de atendimento de urgência.
Após debater com a Prefeitura, o organizador do evento, Cesário Mota Filho, definiu uma nova tabela para a competição. O jogo semanal conta com a colaboração de uma ambulância, viabilizada por meio de parceria com o Sindimetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região), e de profissionais para atendimento de urgência e emergência caso haja necessidade.
Em função disso, o evento esportivo teve final estendida. Ela está prevista para o dia 13 de abril, entre o vencedor do 13o e do 14o jogos, respectivamente. O campeão será definido no campo do Àz de Ouro, situado na chácara do patrono do campeonato, mais conhecido como “Zé Leiteiro”.
O acesso ao local se dá pela rua Teófilo Andrade Gama, entre o Boqueirão e o Jardim Santa Rita de Cássia. Conforme Cesário Tatu, as partidas têm entrada franca e os torcedores, uma vantagem: contam com estacionamento “amplo”. A organização estima que o espaço tem capacidade para abrigar até mil veículos.
As partidas no local contam com arbitragem da TOE (Tatuí Organizações Esportivas) e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
A nova tabela divulgada nesta semana inclui cinco jogos pela fase classificatória. Eles estão agendados para os dias 16 e 23 deste mês, 9, 16 e 23 de março. A semifinal será realizada em dois dias, 30 de março e 6 de abril.
Têm chances de chegar à final, o São Martinho, Santa Cruz, Jardins Futebol Clube e Associados do XI de Agosto (grupo “A”); e a Associação Atlética XI de Agosto, Nova União, Associados do São Martinho e Gepav (grupo “B”).
No primeiro, a liderança pertence à equipe do “Leão do Sul”. O São Martinho tem quatro pontos e saldo de quatro gols “pró”; em seguida, aparecem: Jardins Futebol Clube, com três pontos e dois gols “pró”; Associados do XI de Agosto, com três pontos e saldo negativo de três gols; e, na lanterna, o Santa Cruz. Esta última equipe não pontuou e tem menos três tentos.
No segundo grupo, o Nova União ocupa a primeira posição. O segundo lugar pertence ao Gepav/Pavanelli (três pontos e saldo de um gol “pró”); e, o terceiro, ao Associados do São Martinho (um ponto e saldo de menos um tento). Na quarta posição, aparece o XI de Agosto (sem pontos e saldo de menos um gol).
O “Campeonato José de Campos” teve origem com uma reunião entre amigos. Os jogos começaram como distração, mas, ao longo dos anos, atraíram novos times, segundo informou Cesário Tatu à reportagem de O Progresso.
Com o aumento da procura de participantes, José de Campos (o Zé Leiteiro – pessoa que dá nome à competição) autorizou Cesário Tatu a realizar os jogos na chácara dele (o atual campo do Áz de Ouro). “O pessoal gostou da ideia, eu corri atrás de patrocínios e, hoje, temos a competição”, concluiu o responsável.