Imersão pela Mata Atlântica é temática de mostra no museu





AC Prefeitura

Trabalho de artistas poderá ser visto no município após evento de abertura agendada para semana que vem

 

Na sexta-feira, 21, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” recebe a exposição “Mata”. A abertura da mostra está agendada para as 20h30, com presença programada dos artistas responsáveis, Brunivo Buttareli e Regina Carmona.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, “Mata” é resultado de “uma imersão dos artistas junto a áreas ainda preservadas da Mata Atlântica”.

Em janeiro de 2014, Brunivo e Regina realizaram um trabalho de pesquisa e “vivência artística” em um nicho ambiental no sul do Estado de São Paulo.

“Em meio a muitas nascentes, mata fechada e reserva de árvores, nasceu essa exposição, com forte característica natural”, explicaram os artistas, por meio de material enviado à imprensa pelo setor de comunicação do Executivo.

Buttarelli é escultor italiano que utiliza materiais diversos. Entre eles, pedra, ferro e madeira. Esses mesmos materiais são mesclados “numa grande variedade de formas” e garantem, conforme o artista, uma “amplitude de linguagem baseada na história da terra, dos fósseis, do registro da vida”.

Regina é considerada uma “artista multidisciplinar”. Ela é brasileira e trabalha, essencialmente, com instalações “sensoriais”. São peças que recriam “um dialogo efêmero e constante com a natureza, no contraponto e integração entre o ser e o destino”.

A coordenadora do museu, Raquel Fayad, disse, por meio da assessoria, que a programação cultural do espaço neste ano “terá diversas opções de abordagens”.

Ela também citou que as atividades apresentarão variadas técnicas e temáticas, contando com ações consagradas, como a “Seresta com Ternura”.

Esta última acontece toda segunda sexta-feira de cada mês. É aberta ao público e realizada na frente do “Monumento aos Seresteiros”, na praça Manoel Guedes.

“As atividades culturais estão transbordando pelas portas e janelas e ganhando a praça, transformando o museu num espaço vivo, aberto a novas e tradicionais manifestações que compõem o elemento cultural tatuiano, aliado a trabalhos de artistas de renome dentro do cenário brasileiro e mesmo internacional”, argumentou Raquel, por intermédio do setor de comunicação.

A exposição “Mata” fica em cartaz até o dia 23 de março. A visitação gratuita poderá ser feita de terça a sexta, das 8h30 às 18h30, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3251-4969.