‘Vermelho & Preto’ acontece em clima de Copa do Mundo





Thony Guedes

Em edição anterior, público lotou XI de Agosto no tradicional baile

 

O primeiro evento da região a utilizar o futebol como principal motivo. Assim, está sendo anunciado o tradicional “Vermelho & Preto”.

O baile carnavalesco, que acontece em clima de Copa do Mundo, estará entre os eventos artísticos e mobilizações sociais deste ano que terão como mote o mundial.

Considerado “o mais importante evento pré-carnavalesco da região”, o baile será realizado dia 22, na Associação Atlética XI de Agosto. Os portões do clube agostino para a festa carnavalesca serão abertos às 22h.

A organização do Vermelho & Preto, que completa 35 anos de realização contínua, iniciou os preparativos de estrutura na semana passada.

“A decoração seguirá o tema ‘Copa do Mundo’, uma vez que se trata de um dos mais importantes eventos do ano. Além disso, as cores verde e amarelo estarão presentes na decoração e, também, nas fantasias dos foliões”, disse Jorge Rizek, idealizador do baile.

Além de mobilizar centenas de pessoas na noite do último sábado de fevereiro, o Vermelho & Preto promete “agitar” o município. Um dos setores que sentem a “efervescência” do evento é o comércio, por conta do concurso de vitrines – que premia a melhor vitrine decorada com o tema.

Há, também, geração de empregos, com a contratação de equipes de promoção e vendas, inicialmente, além de montagem e segurança. Estima-se que, pelo menos, cem pessoas estejam envolvidas direta e indiretamente na organização da festa.

A criação de fantasias e contratação de costureiras, em menor número, também é atingida pelo evento. O baile premia os foliões melhor fantasiados – “fantasia individual” (masculina e feminina), “fantasia grupo” e “fantasia casal”.

A realização do 35o Vermelho & Preto conta com apoio de Pizzaria do Gordinho, Colégio Objetivo, Sans Café, Tape, Trivela Eventos, Itaipava, Coxinha Real, Esfiha Real, Dona Ju Cosméticos, FT Revista Eletrônica, jornal O Progresso de Tatuí e Xpress.

Vendas de ingressos ocorrem nas unidades da Coxinha Real (rua Capitão Lisboa, 879, e 15 de Novembro, 499), D. Ju Cosméticos (galeria do Coop Hipermercado) e Sans Café. Camarotes e mesas são vendidos exclusivamente pelo telefone 99722-8293. Informações diárias sobre o evento podem ser acessadas em bailevermelhoepreto.com ou no seguinte perfil: facebook.com/bailevermelhoepreto.

O baile surgiu na década de 70, quando Rizek, que residia em São Paulo, mas frequentava os Carnavais de Tatuí. Na época, ele decidiu organizar o evento para relembrar uma vitória histórica da equipe de futebol do XI de Agosto.

Bicampeão paulista de futebol amador na mesma década, o XI de Agosto traz as cores que dão nome ao baile em seu uniforme. “Foi uma ideia de unir duas paixões nacionais, futebol e Carnaval, que se transformou em tradição”, contou Rizek.