AC Prefeitura / Evandro Ananias
Área destinada para construção de unidades passou por desafetação
A Prefeitura divulgou, neste mês, que iniciou em janeiro deste ano a viabilização de três convênios junto à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Conforme nota enviada pela assessoria de comunicação, o Executivo assinou os documentos no ano passado.
No dia 4 de dezembro de 2013, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, assinou documentos que previam investimentos habitacionais em 77 cidades. O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, participou da solenidade.
No evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Tatuí havia sido contemplada com 48 casas da CDHU e R$ 187,7 mil para serem destinadas a obras de melhoria nas chamadas “uhs” (unidades habitacionais) já construídas.
As casas serão destinadas a 48 famílias que residem em áreas de risco, ou vivem em situação de vulnerabilidade social. Elas serão construídas em área “desafetada” pelo Executivo.
A Câmara aprovou a mudança de destinação da área na sessão extraordinária do dia 23 de janeiro e a consequente doação de terreno para a CDHU. A lei municipal 4.833 que prevê a cessão foi editada no dia 27 de janeiro.
Ao todo, 20 casas serão construídas no Jardim Nova Europa, que receberá o Conjunto Habitacional “Tatuí F”. Não haverá sorteio. “As unidades serão destinadas aos moradores que residem há anos no Jardim Europa, sem condições estruturais e em situação de vulnerabilidade social”, citou a Prefeitura.
De acordo com o Executivo, a medida atende, também, a uma questão ambiental. As famílias que serão transferidas viveriam em um local que fica às margens do ribeirão Ponte Preta, em APP (área de preservação permanente).
Outras 20 casas já autorizadas serão construídas no Jardim Bom Menino e as oito moradias restantes em anexo ao conjunto habitacional do bairro do Tanquinho. O investimento na soma dos três conjuntos passa dos R$ 3,5 milhões.
Também por meio de nota, a assessoria da Prefeitura informou que o prefeito conseguiu, no ano passado, junto ao secretário de estado da Habitação, a liberação de 200 novas casas populares que serão construídas pela CDHU.
A liberação aconteceu durante o encontro de prefeitos, realizado na cidade de Itu, “como revela o documento 101.327/13, assinado pelo subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury”, ressalta o setor de comunicação do Executivo.
A Prefeitura fez a indicação um terreno para construção das novas moradias. Nos próximos dias, técnicos da CDHU farão vistoria para aprovação da área.