Da redação
Um monitor da creche São Francisco de Assis, localizada na vila Nova Esperança, foi detido em flagrante nesta segunda-feira, 11, por suspeita de abusar sexualmente de uma criança de dois anos e oito meses em Tatuí.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma merendeira gravou o suspeito praticando o ato com a criança. Ela denunciou o caso à diretora da escola, que acionou a Guarda Civil Municipal em seguida, e todos foram conduzidos à delegacia.
A coordenadora da creche também chamou o Conselho Tutelar e a mãe da criança, avisada sobre o fato por meio de contato telefônico quando estava no trabalho. Segundo o boletim de ocorrência, o monitor trabalha há quatro anos na creche e, mesmo com o vídeo comprobatório, negou o caso.
A testemunha relatou, ainda, que já havia presenciado cenas em que o monitor, de 25 anos, colocava as crianças sentadas no colo dele, considerando “um comportamento de cunho sexual”. Ele foi preso em flagrante, e o caso, registrado como estupro de vulnerável.
Em nota à imprensa, a Secretaria de Educação de Tatuí informou na terça-feira, 12, que, “logo após tomar ciência do caso, a equipe iniciou o protocolo padrão de ação, acionando a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar”.
Ainda diz que “a Secretaria de Educação está comprometida com a segurança e o bem-estar de todas as crianças do município. Qualquer alegação de abuso é tratada com extrema seriedade, e todas as medidas necessárias são sempre tomadas para garantir a integridade das crianças e a apuração dos fatos”
A prefeitura acrescentou que a pasta “continuará acompanhando de perto o desenvolvimento das investigações e colaborando com as autoridades competentes” e que as informações serão divulgadas no decorrer do caso.
De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, processos que envolvem crimes sexuais tramitam em segredo de justiça. A criança passou por exame de corpo de delito e será transferida de creche.