‘Paulo Setúbal’ sedia concerto e exposição na noite desta quinta





www.britten100.org

Músicos capturados em foto tornaram-se companheiros de vida e trabalho

 

Amanhã, quinta-feira, 12, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” recebe duas atrações, anunciadas como “presente de final de ano” para o município. O espaço cultural terá concerto realizado a partir das 19h e exposição com início às 20h.

As atrações são gratuitas e têm início com apresentação da Camerata Corelli. Com direção artística do maestro Dario Sotelo e regência de Giovani Briguenti, o grupo fará o último concerto do ano, interpretando obras de diversos compositores. Dentre eles, o britânico Benjamin Britten, já falecido.

A apresentação é resultado de parceria entre o museu e a Camerata Corelli e antecede a abertura da exposição “Britten e Pears”, na Sala de Exposições Temporárias. A mostra tem início previsto para as 20h e traz obras relativas a dois músicos.

Benjamin Britten era inglês e é consagrado como um dos “grandes compositores do século 20”. Ele nasceu no dia 22 de novembro de 1913, em Lowestoft, no Reino Unido, sendo considerado o “responsável pelo renascimento da ópera inglesa”. Ele faleceu em 4 de dezembro de 1976, em Aldenburgh.

Peter Pears nasceu em 22 de junho de 1910, em Fernham, também no Reino Unido. O tenor chegou a estudar música, mas não concluiu os estudos. Conheceu Britten em 1936, com quem conviveu como companheiro. O músico faleceu na mesma cidade que Britten, em 3 de abril de 1986.

A exposição tem curadoria de Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade, com concepção gráfica e visual do artista Renné Ramos. No museu, a mostra é organizada por Raquel Fayad, coordenadora da casa de cultura, e equipe.

O museu traz “Britten e Pears” a Tatuí por meio de parceria com o Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual, do Museu da Diversidade Sexual. A mostra acontece em comemoração ao centenário do nascimento de Britten e apresenta uma “instalação sobre a vida do casal de músicos”.

A exposição conta com fotos, cartas e documentos. Ela permanecerá no museu até o dia 12 de janeiro de 2014. O público pode conferir a mostra de terça à sexta-feira, das 8h30 às 18h30h, sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h. Mais informações e detalhes, por meio dos telefones 3251-6586 e 3251-4969.