Da reportagem
Acontece na quarta-feira, 19, no bar e restaurante Canto Madalena, em São Paulo, o lançamento de dois novos livros do escritor e colunista do jornal O Progresso de Tatuí Mouzar Benedito.
De acordo com o autor, uma das obras, intitulada “Hemingway no Espírito Santo e Outras Histórias de Ferrer, Bill Ferrer – Detetive Heterodoxo”, traz de volta “o icônico detetive da literatura brasileira, o Abílio Ferreira, ou melhor, Bill Ferrer”. “Ele retorna com casos que irão exigir determinação e perspicácia de sempre”, conta.
O escritor explica que o lançamento será o sexto volume da obra em tem como personagem principal o detetive Bill Ferrer, em um total de nove já escritos (com ainda três não publicados).
O autor conta que as três histórias que compõem o sexto volume apresentam um personagem “fazendo deduções que impressionariam Sherlock Holmes”.
No caso que dá nome ao livro, Bill Ferrer encontra um antigo amor e decide tirar férias da agência, deixando o trabalho com seu assistente. Mas, o perigo e os mistérios o perseguem por onde quer que vá”.
Mesmo a sua “lua de mel” no Espírito Santo é afetada por um corriqueiro crime na aparente pacata cidade, “que esconde mais do que os olhos veem à primeira vista”.
“Hemingway no Espírito Santo …” é mais uma trilogia das aventuras de Bill Ferrer, sempre com muito humor, crítica social e política desenvolvida com a genialidade de Mouzar Benedito e da misteriosa Saphira Mind, que “muitos acreditam que sequer exista”.
Ainda no dia 19, o autor também lançará a obra “O Sítio Tesla”. Nela, Mouzar Benedito cria uma ficção em que discute os acontecimentos políticos recentes do Brasil e aspirações da juventude, em uma mescla de desejos pessoais e idealismo político, regada a vinho e longas conversas.
O autor
Mouzar Benedito é colunista do jornal O Progresso de Tatuí, escritor e jornalista. Nasceu em Nova Resende, Minas Gerais, em 1946, e é o quinto entre dez filhos de um barbeiro.
Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou geografia na USP e jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo.
É autor de muitos livros, entre os quais, publicados pela Boitempo, “Ousar Lutar” (2000), em coautoria com José Roberto Rezende; “Pequena Enciclopédia Sanitária” (1996); e “Meneghetti – O Gato dos Telhados” (2010, Coleção Pauliceia).
São 52 livros publicados, nos quais o escritor discorre sobre temas que variam entre causos, romances, reportagens biográficas (Luiz Gama, Barão de Itararé, Meneghetti e infantis, este que têm sempre como base questões ecológicas, como a importância da água e a mitologia indígena, abordado o saci, a iara e o curupira).
Ele reconhece, contudo, que alguns podem ser considerados como “puro besteirol”. O autor conta que temas voltados à ditadura sempre são mantidos em suas escritas, “mesmo em se tratando de temas áridos”.