Da reportagem
O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade) de Tatuí já formou mais de 1.500 pessoas nos centros de capacitação com cursos gratuitos oferecidos pela entidade no Jardim Gonzaga, vila Angélica, vila Esperança, CDHU, Jardim Santa Rita de Cássia e Santa Cruz.
O levantamento, divulgado a O Progresso de Tatuí pela presidente da entidade, Regiane Rosa Cardoso, refere-se aos alunos que passaram pelo órgão desde abril de 2022 – primeiro ano de administração da atual gestão.
Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 540 pessoas concluíram algum tipo de qualificação com a entidade nos cursos de capacitação. A formatura mais recente foi a do curso de “salgados – diversidades na massa”, que ocorreu no Jardim Santa Rita de Cássia, no dia 15.
Alguns dos cursos promovidos e ainda em andamento são os de “fabricação de pães e salgados fitness”, “pães artesanais”, “costura criativa”, “iniciação a costura industrial”, “modelagem”, “macramê”, “crochê”, “patch aplique” e “aprenda e venda”.
Todos os cursos do Fusstat têm alta procura da população. Conforme a presidente, as vagas são limitadas e preenchidas logo que a entidade anuncia o período de inscrição.
“Tem cursos que as vagas se encerram em menos de uma hora. Para dar atenção a cada um dos alunos, às vezes, não pode ser um número grande por turma; então, lota muito rápido”, observa a presidente.
“Para quem quer fazer os cursos, oriento que acompanhe nas redes sociais. Ative todas as notificações e fique atento para não perder a oportunidade”, reforça.
Segundo ela, para atender os alunos, o Fusstat percorre todos os centros de capacitação com os cursos disponíveis e, quando existe fila de espera para algum deles, a formação é repetida nos bairros.
“Também procuro oferecer cursos diferentes nos centros, para atrair novas pessoas para a capacitação. Eu sugiro, as meninas fazem testes e, quando dá certo, nós incluímos. É muito importante oferecer algo novo, diferente, isso chama a atenção e tem sido muito positivo”, argumentou.
Para Regiane, “um curso complementa o outro”, principalmente na área culinária e para aqueles alunos que já conseguem renda por meio da venda de produtos que aprenderam a fazer no Fusstat, ajudando a ampliar as opções.
“Às vezes, a pessoa fez um curso de salgado, começou a vender e, agora, quer aprender alguma receita de doce, como um sonho ou outros tipos. Então, mudando os cursos e oferecendo novas capacitações, os alunos seguem aprendendo sempre”, reforçou Regiane.
Além dos seis centros de capacitação fixos, o Fusstat oferece cursos em salas descentralizadas. No residencial Astória, a entidade promoveu um curso de massas e pretende voltar com outros novos.
“Foi um sucesso o curso no Astória; eles (os moradores) adoraram, e estou para levar outros cursos para o bairro. Eles sempre nos pedem, por não terem muito acesso aos centros de capacitação”, afirmou a presidente do Fusstat.
Outra sala descentralizada funciona na vila Dr. Laurindo, na sede no Lions Clube de Tatuí. Contudo, no bairro, a intenção do Fusstat é abrir um novo centro de capacitação para atender à região.
Regiane ressaltou que a proposta é uma meta de trabalho da equipe dela para este ano. O novo centro deve atender também aos bairros São Conrado, Jardim América e vila Palmira, entre outros.
“Ainda na minha gestão, vou inaugurar um centro de capacitação na Dr. Laurindo. Nunca teve, e o pessoal de lá pede muito”, garantiu Regiane. Segundo ela, a prefeitura já tem um espaço disponível para o centro, na praça Ayrton Senna.
Assim como em anos anteriores, o Fusstat promove a campanha de inverno em Tatuí. A ação social objetiva a arrecadação de cobertores novos para pessoas em situação de vulnerabilidade e entidades sociais do município.
Campanha
Neste mês, o Fusstat também iniciou a campanha de inverno, para a arrecadação de cobertores novos. A abertura oficial ocorreu no dia 10, junto com a 11ª Festa de São João do Bemfica, na Praça na Matriz. A campanha é realizada em parceria com o Fussp (Fundo Social de São Paulo).
Com o tema “Doe amor para quem precisa de calor”, a campanha, em Tatuí, arrecada somente cobertores novos, que serão destinados a entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade social.
As doações podem ser entregues na sede do Fusstat, localizada na praça Martinho Guedes, 12, antigo Alvorada Clube, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-3408.