Mais
    Início Cultura Primeiros vencedores do concurso de Natal têm nomes divulgados

    Primeiros vencedores do concurso de Natal têm nomes divulgados





    Jurados da modalidade “redação” já escolheram os vencedores do 19o Concurso Artístico e Literário de Natal, promovido pelo jornal O Progresso. Os alunos vencedores serão premiados na semana que vem e receberão R$ 250 cada. Os valores serão entregues por patrocinadores do certame.

    Produzidos por alunos de escolas de ensino fundamental (públicas e privadas), os trabalhos em redação e desenho foram encaminhados ao corpo de jurados entre o final do mês passado e início de novembro.

    Nesta semana, o júri encarregado de analisar os textos encerrou os trabalhos. A escolha dos vencedores ficou a cargo das professoras Leila Salum Menezes da Silva, que avaliou redações do grupo de estudantes do 1º, 2º e 3º ano; Cimira Cameron, com os textos do 4o e 5º anos; Almira Porciúncula, responsável pelas redações do 6º e 7º ano; e da jornalista Deise Juliana de Oliveira Voigt, que se encarregou de selecionar textos de alunos do 8º e 9º ano.

    Após a definição dos premiados em redação, a comissão organizadora começou a entrar em contato com os vencedores. As entregas dos prêmios têm início nesta segunda-feira, 25, e seguem até o próximo mês.

    Neste ano, patrocinam o concurso: loja Maricota, Prudente Fórmulas – Farmácia de Manipulação, lojas Picida e Sempre Bella Lingerie, Alergoclin, Paulo Motos, escola de idiomas CCAA, Colégio Objetivo e Palácio do Sorvete.

    No total, os colaboradores distribuirão R$ 2.500 em prêmios, contemplando os dois primeiros colocados de cada grupo de anos. As premiações acontecerão nos estabelecimentos patrocinadores, sendo necessário que o aluno esteja acompanhado de um responsável.

    O certame cultural é realizado com apoio de empresas tatuianas e tem como objetivo incentivar a criatividade. Ele é voltado a alunos do ensino fundamental, do 1o ao 9o ano, de escolas públicas e particulares, nas modalidades “desenho” e “redação”.

    Pelo terceiro ano consecutivo, alunos da Escola de Educação Especial “Wanderley Bocchi”, mantida pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), também puderam participar.

    Os demais vencedores serão conhecidos nos próximos dias, quando os jurados encerram as avaliações dos 1.182 desenhos. As escolhas dos trabalhos dos estudantes estão a cargo de profissionais das artes gráficas.

    São eles: o artista plástico Mingo Jacob (1º, 2º e 3º anos); o professor, cenógrafo e artista plástico, Jaime Pinheiro (4º e 5º anos); o professor e caricaturista Bruno Venâncio (6º e 7º anos); o designer Fábio Antunes dos Santos (8º e 9º anos); e a artista plástica Carmelina Monteiro (desenhos da Apae).

    A edição 2013 do concurso registrou inscrição de 1.551 trabalhos. Ao longo dos 19 anos, o certame cultural recebeu 37.205 inscrições, número que o coloca entre um dos mais importantes do município.