Da redação
Propondo a criação de “legados positivos para a adoção de uma vida mais saudável”, o Dia de Desafio em Tatuí – evento que chegou à 29º edição – aconteceu no dia 31 de maio. A proposta da iniciativa, no entanto, não foi a competição entre cidades, como era anteriormente o enfoque mundial.
Com o tema “Muito mais que um dia”, a nova proposta, segundo a organização, “é fazer com que a população possa se engajar e buscar participações qualificadas em projetos e políticas públicas relacionados à atividade física durante todo o ano”.
Nesse dia, a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, promoveu eventos simultâneos envolvendo escolas, academias e projetos sociais. A programação teve início com um trio elétrico no estacionamento do paço municipal, e de lá diversas atividades foram acontecendo no decorrer do dia.
De acordo com o coordenador do evento na cidade, Marcelo Oliveira, participaram da ação local cerca de 25 mil pessoas, que desenvolveram por pelo menos 15 minutos alguma ação.
“Além das atividades, tivemos a participação dos profissionais da Secretaria de Saúde, que realizaram aferição de pressão arterial e teste de glicemia na população”, informou ele.
O projeto seguiu até às 19h, finalizando com apresentações de dança de escolas e grupos locais.
A campanha é uma iniciativa global da Tafisa (The Association For International Sport for All), que, no continente americano, é coordenada pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).