Em parceria com a Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes”, a Secretaria Municipal de Indústria e Desenvolvimento Econômico iniciou o “Construindo Minhas Oportunidades” na quinta-feira, 24.
Trata-se de projeto que oferece orientações sobre as etapas de desenvolvimento no “processo de busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho”.
Quem tem acesso ao conteúdo das palestras são os alunos dos cursos oferecidos pelo município e pelo governo estadual, como o Via Rápida Emprego e a Frente de Trabalho.
Também atuam em parceria com a pasta o Acessa São Paulo, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
De acordo com a secretaria, esses são órgãos que operam “nos setores onde existe uma grande demanda de orientações por parte dos profissionais que não estão inseridos no mercado de trabalho”.
A assessoria do secretário Ronaldo José da Motta informou que o “Construindo Minhas Oportunidades” ajuda no esclarecimento da principal dúvida de quem se forma em cursos de qualificação no município: “qual o caminho a seguir”?
“Muitas vezes, os alunos não sabem como utilizar os recursos oferecidos pelo município, através da secretaria”, divulgou a assessoria em nota à imprensa.
O programa é dividido em três temas interligados: orientações sobre como formatar um currículo; orientações sobre a importância e procedimentos para o cadastramento no PAT; e como o mercado absorve os profissionais dos cursos técnicos.
Na primeira turma, participaram de aulas os egressos do curso de controle dimensional. A “Salles Gomes” coordenou a convocação dos estudantes e forneceu a estrutura física para a realização do projeto.
As próximas classes serão realizadas com formandos do curso de alimentador de linha de produção, que está em andamento por meio do Via Rápida Emprego.