52% costumam realizar exames para prevenção, revela enquete

291
Publicidade





Os exames preventivos são ação indicada por órgãos de saúde e apontada pela classe médica como fundamental no sucesso do tratamento de doenças. Em Tatuí, eles são conhecidos da população e adotados pela maioria dos leitores que participaram de enquete virtual promovida ao longo da semana.

Pelo menos é o que aponta pesquisa virtual realizada pelo bissemanário, por meio de “O Progresso Digital”. No endereço, www.oprogressodetatui.com.br, os leitores puderam votar a seguinte questão: “Você costuma fazer exames preventivos?”.

De acordo com o resultado, pouco mais da metade dos participantes, 52%, disse que costuma fazer exames preventivos. Os outros 48% que responderam a questão disseram que não costumam realizar exames preventivos.

A questão da prevenção tornou-se tema de enquete a partir de iniciativa da Prefeitura. O Executivo realizou campanha de prevenção, por conta do “Outubro Rosa”. O objetivo do projeto é o combate ao câncer de mama. Em Tatuí, a campanha também focou “hábitos saudáveis e prevenção a outras doenças”.

Publicidade

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Cosa, os trabalhos no município estiveram voltados à conscientização dos familiares das mulheres. A intenção era disseminar informações de modo que elas fossem estimuladas a fazer o autoexame e ir ao ginecologista.

Realizada semanalmente, a enquete aborda temas de interesse geral. Nesta semana, o assunto a ser colocado à aferição dos leitores do bissemanário são manifestações. A última delas ocorreu em Tatuí na tarde de sexta-feira, 1o, tendo exigido intervenção da Polícia Militar e resultado em bloqueio da rodovia Mário Batista Mori (SP-141).

De acordo com a PM, o protesto teria sido realizado por moradores do Jardim Gonzaga em represália a prisão efetivada no dia anterior pela GCM (Guarda Civil Municipal) – matéria nesta edição.

Populares interditaram o trecho da rodovia próximo à entrada do bairro. Eles atearam fogo em pneus e em pedaços de madeira, que ficaram espalhados pela pista.

Conforme a PM, os manifestantes exigiam a presença da imprensa para reclamar da ação dos guardas. Eles permaneceram no local por, aproximadamente, uma hora. A pista que dá acesso a Cesário Lange foi liberada por volta das 15h. O tráfego de veículos no local teve de ser desviado.

A PM informou que o protesto em Tatuí foi pacífico e acompanhou os manifestantes até que eles se dispersassem. Com base nisso, a enquete questiona: “Em sua opinião, qual teria de ser o posicionamento das polícias em relação aos protestos em Tatuí?”.

O questionamento pode ser respondido com “coibir os protestos, agindo com rigor”, ou “acompanhar o ato e garantir a segurança dos manifestantes”. A votação tem início na tarde deste sábado, 2, e será encerrada na próxima sexta-feira, 8. O resultado será divulgado no domingo, 10.


Publicidade