Reduzir o número de abandono e estimular a posse responsável. Esses são os objetivos em comum de dois eventos que acontecem neste final de semana.
O primeiro, o Encontro Pró-Animal, está a cargo da Associação Protetora dos Animais de Tatuí Pró-Animal; o segundo, o Mutirão de Castração, é promovido pela Cia. do Bicho.
A 19a edição do encontro – uma espécie de feira de adoção de cães e gatos – acontece durante este domingo, 8, na rua 15 de Novembro, 592 (estacionamento Stop Car II). Com início às 9h e término às 17h, terá cães e gatos resgatados, ou cedidos, que serão disponibilizados para adoção.
Segundo a presidente da Pró-Animal, organização não governamental, Andréa Suzuki, o evento é realizado todo segundo domingo do mês.
A iniciativa começou em fevereiro do ano passado e, até a 18a edição, havia somado doação de 258 animais. Ela salienta que “99% são de raça indefinida”.
Andréa explicou que a Pró-Animal evita levar cães e gatos de raças de modo a estimular a reinserção dos animais sem raça (também conhecidos como vira-latas) que têm mais probabilidade de serem abandonados. A organização também regulamenta e fiscaliza as adoções.
Desde o início do evento, o grupo formado por protetores dos animais já resgatou cinco animais que haviam sido doados. “Nós os retiramos porque os donos que assinaram o termo de posse não souberam cuidar deles”, disse Andréa.
Também com foco na proteção animal, acontece o 26o Mutirão de Castração. O evento será realizado neste sábado e domingo, no projeto “Senna em Ação”, ao lado do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna”, à rua Professor Oracy Gomes, 599, na vila Primavera.
As esterilizações serão realizadas em animais cadastrados pelos proprietários nos dias 17, 24 e 31 do mês passado.
Os donos preencheram fichas de inscrição na praça Martinho Guedes (da Santa) e pagaram taxa de R$ 20. A castração, no entanto, tem preço maior e varia conforme sexo e peso dos animais.
Nas 25 edições anteriores do mutirão, a Cia. do Bicho já castrou mais de 5.000 cães e gatos. Além das esterilizações, os protetores promovem outros trabalhos voltados aos cuidados com os animais, em especial, os abandonados.
Por conta disso, a companhia aceita doações de jornais, produtos de limpeza, cobertores, guias, coleiras, caixas de transporte, ração e medicamentos.
De acordo com a Cia., os produtos são encaminhados para atender animais de ruas e que são cuidados por pessoas carentes.