Corinthians renova contrato com tatuiano Miguel Provazi

Em 2023, jovem atleta passa a integrar a categoria sub-11

Novo acordo com o clube é assinado no Parque São Jorge (foto: arquivo pessoal)
Da redação

Em busca do sonho de futuramente tornar-se jogador profissional de futebol, Miguel Augusto Antunes Provazi deu mais um importante passo. Nesta semana, o tatuiano renovou contrato para seguir fazendo parte das categorias de base do Corinthians.

A assinatura do documento aconteceu na manhã de quarta-feira, 11, no Parque São Jorge, na capital paulista. O acordo garante o atleta defendendo a categoria sub-11 do “Timão”, em competições estaduais de futebol de campo e futsal, ao longo de 2023.

“Ele estava tão ansioso quantos nós, familiares, pois é uma data importante”, declarou a mãe do jogador corinthiano, Natália de Oliveira Provazi.

Após a formalização do novo vínculo, Provazi segue de férias e só irá se reapresentar aos treinos no próximo dia 30, uma segunda-feira. Segundo Natália, o filho participará de quatro treinamentos de futebol de campo e dois de futsal, semanalmente.

A nova rotina fará com que Provazi e a família deixem Tatuí e se mudem para São Paulo, visto que ele terá “folga” somente às quartas-feiras e em fins de semana. “Vamos ter de ficar para lá (capital), para não ser tão cansativo e ele conseguir focar mais nos treinos e nos estudos”, explicou a mãe.

Nascido em 3 de setembro de 2012, Provazi assinou o primeiro contrato com o Corinthians em julho de 202 – na época, aos oito anos -, já para integrar a equipe sub-10, assim como o tatuiano Otávio Allecsander da Cruz Moreira.

A dupla havia sido aprovada em avaliação, no mês anterior, em que equipes de cinco categorias do Bom de Bola realizaram jogos amistosos contra o Soccer Blue, de Osasco, em Cerquilho. Apesar do clima amistoso das partidas, os atletas foram avaliados por um observador técnico do Timão.

Recentemente, no início de dezembro, vestindo a camisa 11, Provazi foi campeão pelo Corinthians ao conquistar o título da série “ouro” da categoria sub-10 do Paulista Cup, diante da equipe Estrela Dourada.

Em publicação em rede social após o título, Natália agradeceu a Deus e a comissão técnica da equipe de base do Corinthians pela oportunidade e confiança. Segundo ela, “2022 foi um ano de muitas lutas, esforço e cansaço, porém, que valeu a pena”.

“Um ano de muita estrada, vendo muitos acidentes, chuvas, vários ‘perrengues’ e trânsitos que só quem passa sabe, mas, em todos os dias, Deus estava à frente!”, destacou. “Sem lutas, não há vitória! Essa é a frase que nos resume. O que não fazemos por um filho?”, completou a mãe.

Provazi iniciou os treinamentos de futebol de campo com o técnico Luís Oliveira, o Bulldog, e de futsal com o treinador Jorge William, na Associação Atlética XI de Agosto. Nesse período, o garoto chegou a ser convidado para avaliações nas equipes de futsal do Santos e do São Paulo.

Miguel chegou a enfrentar o Bom de Bola em uma competição e, há três anos, após participar de um treino, optou por fazer parte da equipe da vila Jurema. Nela, com apenas sete anos, disputou a primeira Taça Band de Futebol de Base dele.

Em 2020, o tatuiano foi aprovado pela ASF/Magnus Futsal e passou a fazer parte do Caas FutMax Futsal, de Sorocaba. Naquele ano, ele ainda foi um dos atletas avaliados pelo Trieste Futebol Clube e estava sendo monitorado pelo núcleo de captação de talentos do Flamengo.

Atualmente, além do Corinthians, Provazi segue defendendo o Bom de Bola em diversos torneios. Conforme o treinador do time de Tatuí, Diego Barros, o atleta atua como meio-campista e atacante, “sendo um menino extremamente talentoso, vibrante e intenso, além de demonstrar personalidade e coragem com a bola nos pés”.