Da redação
A partir desta próxima semana, o jornal O Progresso de Tatuí terá implementada mais uma significativa reformulação em sua estrutura, agora centrada na periodicidade e no tempo de publicação das notícias.
As adequações têm por objetivo agilizar as postagens no portal web e aprimorar a cobertura das principais notícias da cidade na versão impressa.
Trata-se de uma continuidade às comemorações do centenário e uma sequência contínua de atualizações impostas rotineiramente ao jornal desde a fundação, em 30 de julho de 1922.
Neste momento, haverá uma mudança na dinâmica de trabalho, impactando, simultaneamente, em sua periodicidade e na plataforma digital.
“Entendendo as tendências da contemporaneidade, cada vez mais fundamentadas na internet, O Progresso, embora mantendo seu profundo apreço à tradicional versão impressa, concluiu pela necessidade de investir em novo avanço no portal de notícias, considerando a exigente agilidade natural deste formato de comunicação”, explica Ivan Camargo, editor e jornalista responsável.
A principal alteração é a agilização das notícias na versão digital do jornal, disponível em www.oprogressodetatui.com.br. A medida vem ao encontro de um dado estatístico: no ano passado, o número de visitantes únicos no portal aumentou significativamente, chegando à média de 45 mil pessoas em dezembro.
“Nossas análises de audiência mostram que o leitor adquiriu o hábito de acessar diariamente o site para se informar sobre Tatuí. Esse número é expressivo e vem crescendo mês a mês, praticamente obrigando uma resposta à altura”, afirma Camargo.
A aposta no portal, acompanhando a tendência de do público leitor, levou à conclusão pela pertinência do encerramento das edições de quarta-feira, com o redirecionamento do trabalho de reportagem ainda mais a favor da instantaneidade do portal de notícias.
A partir de agora, a equipe de reportagem passará a alimentar o site com notícias e os demais conteúdos assim que eles chegarem à redação e forem, naturalmente, apurados com relação à veracidade.
O principal critério será a publicação de tudo o que é chamado em jornalismo de “notícia quente” com a maior agilidade possível no site, reservando para o impresso todo o conteúdo produzido pela reportagem com exclusividade – ou mais “profundidade” sobre o que já é de domínio público.
Paulatinamente, o jornal ampliará o leque de opções de ferramentas disponíveis no site, com podcasts e vídeos, por exemplo. “É um aprofundamento ainda maior na cobertura que fazemos hoje, mantendo a empresa par e passo com o que de mais moderno há disponível no ambiente virtual”, completa o editor.
Também progressivamente, parte do conteúdo será de acesso exclusivo aos assinantes do jornal, mantendo o compromisso de O Progresso com seu público mais fiel.
“Em razão da importância de se reconhecer e valorizar justamente os assinantes, os espaços exclusivos, a serem implementados ao longo de 2023 no site, acontecerão através do chamado sistema de ‘paywall’, comuns em grandes veículos de comunicação na internet, os quais permitem acesso controlado de seus conteúdos”, explica Camargo.
“A prática desse sistema não busca tornar os portais inacessíveis, senão apenas garantir o acesso total e determinados privilégios aos seus assinantes”, completa.
O mercado anunciante também ganhará novidades, com novas opções variadas de publicidade, gerando assim mais interação com o usuário da internet.
Impresso
Em paralelo às atualizações no portal, em nada se deixará de reconhecer a importância de privilegiar o leitor do impresso – ainda o “carro-chefe” dos jornais tidos como tradicionais, tanto na fidelidade de público quanto na receita financeira de anunciantes e assinaturas.
Por muitas décadas, inclusive, o maior montante de assinaturas é renovado a cada virada de semestre, daí porque a alteração estar ocorrendo neste momento, com os valores menores, já readequados à publicação de 24 edições em seis meses.
As demais assinaturas, eventualmente iniciadas em meio aos semestres, serão automaticamente recalculadas e estendidas conforme o valor de capa da edição de final de semana, garantindo que aos clientes não ocorra nenhuma perda em valor.
O Progresso de Tatuí, em sua publicação impressa semanal, apresentará um conteúdo mais completo e aprofundado de tudo o que aconteceu no período.
“O jornal continua a oferecer ao leitor aquilo que ele não encontra com facilidade na Internet, que são reportagens de fôlego, com atenção a mais ângulos da notícia”, afirma Camargo.
Também ganharão destaque os suplementos especiais temáticos, que passam a circular em periodicidade menor, em meses alternados.
“Serão publicações voltadas a assuntos específicos, que se somarão aos já tradicionais do aniversário de Tatuí, o Guia Turístico ‘Tatuí Cidade Ternura’ e o especial de Natal”, antecipa o jornalista.
“Estamos acompanhando a tendência dos hábitos de nossos leitores, depois de muitos estudos. Esta é uma mudança que entendemos como necessária já há um tempo”, argumenta.
Outras alterações
Ao longo de um século, readequações e, eventualmente, mudanças profundas não deixaram de ser parte inerente ao jornal.
Assim, entre diversas alterações, houve atualizações em seu logotipo, sem, contudo, desrespeitar suas linhas originais. Da mesma forma, aconteceram modificações de formato e sistemas de impressão.
Em 6 de julho de 1986, por exemplo, ganhou o formato padrão nacional de jornais, o chamado standard, que segue até a atualidade. Na sequência, surgiria justamente a edição de quarta-feira, em 7 de janeiro de 1987.
Já o ano de 1988 apresentou um avanço ainda maior: o uso do sistema “offset”, que passou a permitir impressões melhores e o uso de fotos, ainda que em preto e branco, com maior frequência.
As primeiras edições em duas cores, por sua vez, começam a surgir em 1993. Em 26 de dezembro daquele ano, a capa era impressa em preto e vermelho, inserindo a cor em espaço noticioso pela primeira vez na história do jornal – sempre na capa e contracapa.
Depois, ampla reforma visual aconteceu em 8 de janeiro de 1995, seguida de uma breve experiência em periodicidade trissemanal, em 1997, concluída no ano seguinte, com a retomada das oito edições mensais.
Ainda em 1997, também marcando os 75 anos da publicação, apresentou-se uma grande novidade: cores na capa e contracapa de todas as edições. A publicação pioneira com uma página toda em cor, contudo, já tinha sido publicada havia mais de dois anos.
Essa página, evidenciando a Igreja Matriz com uma foto de Erasmo Peixoto, marcou a edição especial de aniversário da cidade, na data de 9 de agosto de 1995.
Digital
O início das publicações de O Progresso de Tatuí na internet aconteceu em fevereiro de 2001, com observações no editorial do dia 11 daquele mês e ano. Na época, o site já disponibilizava as principais notícias das duas edições semanais, mais as colunas sociais.
O endereço www.oprogressodetatui.com.br começou a funcionar em parceria com a então Asseta Net, provedora de internet em Tatuí. Na ocasião, o site trazia como reportagens “todas as manchetes de quarta-feira e de final de semana”, além da coluna “Policiais”.
De início, o site permitiu a veiculação de fotos não publicadas nas colunas sociais do jornal em virtude de espaço e a digitalização do suplemento mensal “Morar Bem” e das reportagens do espaço “Coisa Nossa”, direcionado ao público feminino.
A página na “web”, ainda, inaugurou um novo canal de comunicação entre os leitores e o impresso. “Também pelo site, os internautas têm acesso mais rápido e direto com o jornal, uma vez que podem enviar mensagens”, anunciava Camargo no editorial intitulado “O Progresso na Internet”.
Com o passar dos anos, o periódico ampliou o conteúdo do site, com a inserção dos anúncios classificados de imóveis, veículos, serviços e negócios em geral (com a inclusão de imagens – serviço). Agregou, também, demais informações, com as seções “assinaturas”, “arquivo”, “expediente” e “institucional”.
Em 2005, O Progresso de Tatuí promoveu a remodelação do portal, com novo design, assinado por Erivelton de Morais. O projeto gráfico apresentou mais conteúdos e uma novidade: a enquete, mantida até os dias atuais.
Na ocasião, o objetivo era “estimular as visitas virtuais e explorar as possibilidades oferecidas pela internet”, fato que não só ocorreu, como pode ser comprovado por meio de análises proporcionadas de forma instantânea pelas ferramentas de aferição virtual, com ênfase no Google Analytics.
Como parte das celebrações de seu centenário, o jornal promoveu, recentemente, nova atualização do portal de notícias, com atualizações centradas em sua programação, objetivando mais velocidade e possibilidades de interação ainda mais dinâmica com o púbico leitor.
Depois de vários anos mantendo parceria com outras empresas do município para a manutenção do portal, o jornal voltou a trabalhar não necessariamente com a mesma empresa que colocou o serviço no ar (a Asseta Net), mas com o mesmo responsável, que agora está à frente da Compweb, em Sorocaba.
João Francisco Leite, que implementou o site de O Progresso de Tatuí há 21 anos e agora retoma a responsabilidade pelo portal, é consultor empresarial na área de tecnologia da informação, pós-graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, com ênfase em administração de empresas e infraestrutura web, pela Universidade São Judas (SP).
Por sua vez, a Compweb Tecnologia é uma empresa focada em serviços baseados em “cloud”, com amplo portfólio de atendimento, dividido entre: comércio eletrônico, portais online, automação de marketing digital, desenvolvimento de apps direcionados a B2B (“enterprise”), plataformas de ensino a distância (“moodle”), soluções corporativas de backup em nuvem, plataformas colaborativas empresariais em nuvem, sistemas de gerenciamento de documentação empresarial e “host service”.
Segundo Francisco Leite, o portal de notícias já está preparado tecnicamente para receber as novas ferramentas, “tanto para notícias quanto para publicidade”.
Sobre o número de visitantes únicos, ele aposta em aumento ainda maior de usuários com as alterações que passam a ser implementadas. “Será um ganho exponencial”, aposta.
Centenário
Em 30 de julho de 2022, O Progresso de Tatuí completou cem anos (as comemorações se estendem até julho deste ano). A principal ação foi o lançamento do especial “Um Século de Progresso”, um compêndio de 124 páginas que conta a trajetória de um periódico que nunca foi “contra ninguém”, senão “a favor do município”.
O jornal está promovendo uma campanha pela qual leva até os leitores, em suas residências e gratuitamente, o suplemento especial que marca o centenário. Para receber o “presente”, basta acessar o site do Progresso.