Três vereadores trabalham no sentido de implantar na cidade uma unidade do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), serviço de saúde municipal comunitário, que oferece atendimento diário a portadores de algum tipo de distúrbio ou transtorno mental.
A iniciativa partiu do vereador Dione Batista (PDT), que, no mês de março, apresentou requerimento ao Executivo, pedindo informações sobre a possibilidade de viabilizar um projeto para instalação desta unidade em Tatuí.
Em maio, Dione assinou outro requerimento, juntamente com os parlamentares Luís Donizetti Vaz Júnior (PSDB) e Márcio Antonio de Camargo (PSDB), reforçando a solicitação.
No segundo requerimento, encabeçado por Júnior Vaz, os vereadores pedem a instalação do Caps POR MEIO do SUS (Sistema Único de Saúde), via Ministério da Saúde.
E completam que o objetivo “é oferecer atendimento diário à população, realizar acompanhamento clínico e proporcionar a reinserção social dos usuários, através do acesso ao lazer, trabalho, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços comunitários e familiares”.
“Dentre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, o Caps tem valor estratégico na reforma psiquiátrica brasileira. Com a criação destes centros, é possível a organização de uma rede substitutiva ao hospital psiquiátrico”, cita a justificativa.
Dentre as funções do Caps, estão a prestação de atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos, o acolhimento das pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, com a preservação e fortalecimento dos laços sociais do paciente, a inserção social das pessoas com transtornos mentais e o suporte e atenção à saúde mental na rede básica de saúde.
O Executivo, pela Secretaria de Saúde, analisa os requerimentos, que foram entregues juntamente com outros documentos e estudos detalhados, a fim de viabilizar a implantação da unidade em Tatuí.
Os vereadores acreditam em uma resposta positiva da municipalidade e têm a expectativa de que, “em um futuro próximo, a cidade possa contar com mais este importante serviço na área de saúde pública”.