Mutirão de vacinação contra a Covid-19 aplica 433 doses

Próxima edição do Dia D é neste fim de semana no Cemem

Quarta dose da vacina é a mais procurada na primeira edição de mutirão (foto: Fábio Morgado Rotta)
Da reportagem

No sábado, 19, a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu a primeira edição do “Dia D” para atualização da carteira vacinal dos imunizantes contra a Covid-19. No período das 9h às 15h, 433 pessoas compareceram ao Centro Municipal de Especialidades Médicas (Cemem) para receber uma das doses da vacina.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosana Oliveira, a maioria do público foi em busca da quarta dose do imunizante, totalizando 200 pessoas.

Foram aplicadas também duas vacinas da primeira dose, três vacinas da 2ª dose, 35 vacinas de 3ª dose e 175 da quinta dose. As crianças e adolescentes, de três a 11 anos, também foram vacinadas na ação, sendo 14 de primeira dose e quatro de segunda.

“Nesta edição, recebemos muitas pessoas que trabalham durante a semana e, muitas vezes, por falta de tempo, acabaram retardando a atualização do ciclo vacinal”, declarou a coordenadora.

Rosana reforçou que quem não conseguiu participar da edição pode atualizar a carteira vacinal neste sábado, 26, das 9h às 15h, no Cemem, à rua São Bento, 15, centro.

“Precisamos que quem já está apto para receber as doses e os faltosos se conscientizem e compareçam para atualizar a carteira vacinal. Esta segunda edição do Dia “D” também é referente às doses adicionais em atraso, respeitando o intervalo de quatro meses entre uma dose e outra”, informou.

As pessoas que comparecerem devem portar CPF, cartão SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de endereço e carteira vacinal. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais.

Segundo dados da VE, o aumento dos casos, além do surgimento de novas variantes, deve-se à baixa adesão da população às doses adicionais da vacinação, visto que 93,2% da população tatuiana se vacinaram com a primeira dose e 85,4% tomaram a segunda dose.

Ainda de acordo com informações divulgadas pela pasta da Saúde, a relação das novas variantes, somadas à não vacinação das doses adicionais, ocasionaram o registro de 56 casos positivos de Covid-19 na semana anterior, entre os dias 7 e 13 em Tatuí, seguindo tendência de crescimento que já vinha sendo registrada nas últimas semanas, em que 22 casos foram notificados de 31 de outubro a 6 de novembro e 32 casos positivos entre os dias 24 e 30 de outubro.

A VE lembra que, caso o munícipe sinta sintomas de gripe, deve procurar atendimento médico, durante a semana, nas unidades básicas de saúde (UBSs) ou, aos finais de semana, na unidade de pronto atendimento (UPA). De acordo com a pasta, nesses locais, conforme critérios e avaliação clínica, o profissional de saúde poderá solicitar a realização do teste.

Além disso, a VE recomenda que a população continue aderindo ao protocolo de uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em geral.