Vacinação em Tatuí contra Covid-19 em bebês com comorbidade é na 2ª

‘Pfizer Baby’ estará disponível, a princípio, em 2 unidades básicas de saúde

Vacina é aplicada em bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade (Foto: Sempre Família/Gazeta do Povo)
Da redação

A prefeitura de Tatuí informa que a vacina contra a Covid-19 para bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade estará disponível no município a partir desta segunda-feira, 21. De acordo com a Secretaria de Saúde, inicialmente, o imunizante será destinado apenas aos grupos de risco, que portem alguma comorbidade.

O imunizante “Pfizer Baby” será aplicado das 8h às 15h em duas unidades de saúde: todas as segundas-feiras, na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia, e todas as quintas-feiras, na ESF CDHU, mediante apresentação do cartão SUS (Sistema Único de Saúde), carteira de vacinação, CPF, certidão de nascimento ou documento com foto e comprovante de endereço.

A secretaria frisou ser necessário que o responsável da criança apresente a receita ou carta médica que comprove uma das seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, síndromes coronarianas, doenças neurológicas crônicas, obesidade mórbida, síndrome de Down ou imunossupressão.

A prefeitura salienta a importância da vacinação contra a Covid-19 não só às crianças, mas para toda a população, em virtude do aumento de casos da doença registrados no município, bem como a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel, que continuam fundamentais para evitar a transmissão do vírus.

Em caso de síndromes gripais, a secretaria recomenda a utilização de máscaras de prevenção e a procura pelo atendimento médico, durante a semana, nas unidades básicas de saúde (UBSs) ou, aos finais de semana, na unidade de pronto atendimento (UPA). Nestes locais, conforme critérios e avaliação clínica, o profissional de saúde poderá solicitar a realização do teste.