Conselho Municipal de Saúde de Tatuí define triênio 23-25

Eleição é conduzida pelo procurador do Município Alexandre Novais do Carmo (AI Prefeitura)
Da redação

Na sede da Secretaria de Saúde da prefeitura de Tatuí, na manhã de quarta-feira, 16, aconteceu a eleição do Conselho Municipal de Saúde, que tem como função fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público.

A eleição foi conduzida pelo presidente da comissão eleitoral, o procurador do município Alexandre Novais do Carmo, que esteve acompanhado da relatora Iris Margarete Charlier Cardia e de Érica Iafélix Sallum (membro).

Participaram, como convidados, a secretária da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, e o atual presidente do colegiado, Antônio Celso Fiuza Junior.

O Conselho Municipal de Saúde, como um órgão autônomo, permanente, colegiado e deliberativo, é formado por 16 membros eleitos, que exercerão as funções por mandato de três anos (2023 a 2025).

Foram inscritos e vencedores vários órgãos, entidades e/ou movimentos sociais. Entre os quais: usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); e representando as associações de pessoas com patologias, Grupo de Estímulo à Vida (Grev) e Liga Tatuiana de Assistência aos Cancerosos (Litac).

Representando as associações de pessoas com deficiências, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); os movimentos sociais, populares e organizados, o Rotary Club de Tatuí; e as entidades de aposentados e pensionistas, o Instituto de Previdência Própria do Município de Tatuí (Tatuíprev).

Representando as entidades congregadas de sindicatos, centrais sindicais, confederações e federações de trabalhadores urbanos e rurais, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); as organizações de moradores, a Associação de Bairros do Inocoop; e a comunidade científica, a Associação de Ensino Julian Carvalho – AEJC (Faesb).

Também estiveram representadas as entidades dos trabalhadores da área da Saúde, por associações, confederações, conselhos de profissões regulamentadas, federações e sindicatos, obedecendo as instâncias federativas, por meio do Conselho Regional de Farmácia, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, do Sindicato Único dos Trabalhadores e Estabelecimentos de Serviços de Saúde e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tatuí e Região.

Pelo governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos, representando os serviços de apoio e diagnóstico terapêutico, esteve o Laboratório de Análises Clínicas Cruzeiro; representando os hospitais públicos ou privados, sem fins lucrativos ou conveniados ao SUS, a Santa Casa de Misericórdia; além de representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde.

As entidades eleitas indicarão, até o dia 25, seus representantes titulares e suplentes para comporem o conselho.

Depois, esses representantes serão nomeados oficialmente por meio de decreto municipal do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, para que possam ser empossados no mês de dezembro.