83% dizem que exame ainda é tido como tabu entre homens

Da redação

A pesquisa promovida pelo jornal O Progresso de Tatuí nesta semana indicou que 83% dos leitores acreditam que o exame de toque retal ainda é um tabu entre os homens. Já entre os participantes, 17% disseram “não”.

A questão figurou a pesquisa porque o jornal teve como assunto a campanha “Novembro Azul”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem realizado diversas atividades neste mês em busca da prevenção ao câncer de próstata.

A programação conta com ações educativas voltadas ao público masculino, como palestras, rodas de conversa e atendimentos médico e psicológico, além de solicitação e coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), nas 18 unidades básicas de saúde (UBSs) e nas Estratégias Saúde da Família (ESFs). Os homens interessados em participar das ações devem procurar o posto de saúde mais próximo da residência.

Para esta semana, o jornal traz como assunto os casos de Covid-19, que voltaram a crescer em Tatuí. Novas variantes, somadas à não vacinação com as doses adicionais, ocasionaram o registro de 56 casos positivos de Covid-19 na semana anterior, entre os dias 7 e 13 em Tatuí, seguindo uma tendência de crescimento que já vinha sendo registrada nas últimas semanas.

Assim, a enquete pergunta: “Você tem receio de um novo grande surto de Covid-19 no Brasil?”. As respostas são “sim” ou “não”. A votação acontece no portal de notícias do jornal, pelo www.oprogressodetatui.com.br.