Fusstat prorroga as inscrições para Casamento Comunitário em Tatuí

Casais do município têm até o dia 21 deste mês para garantirem vaga

Próxima edição do Casamento Comunitário está prevista para o dia 27 de maio de 2023 (foto: Fusstat)
Da reportagem

As pré-inscrições para o Casamento Comunitário 2023, realizado pelo Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), foram prorrogadas para até o dia 21, uma segunda-feira.

“Devido aos feriados, perdemos alguns dias de inscrições e havia pedidos, através da página do Fundo no Facebook, para que postergássemos, já que muitos tatuianos não tiveram tempo para se inscrever”, explicou a presidente do Fusstat e primeira-dama, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso.

Para a inscrição, é preciso ter idade mínima de 18 anos e levar os documentos do casal: RG, CPF, foto 3 por 4, comprovante de renda, comprovante de residência, certidão de nascimento ou certidão de casamento averbada para divórcio (caso já tenha sido casado) e certidão de nascimento dos filhos (caso possuam). O processo de inscrição é gratuito.

Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, na sede da entidade, à praça Martinho Guedes, 12, no prédio do antigo Alvorada Clube. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-3408.

Presidente do Fusstat, Regiane Rosa Cardoso

Para esta edição, foram abertas 50 vagas, sendo que, até sexta-feira, 11, mais de 75 casais já haviam se inscrito. Regiane salientou que a pré-inscrição não garante a participação dos noivos na cerimônia, visto que o número de casais é limitado.  “No processo de seleção, serão avaliados a renda do casal, o tempo em que estão juntos e se tem filhos”, destacou.

De acordo com a primeira-dama, o casamento será realizado na Associação Atlética XI de Agosto, dia 27 de maio, reunindo noivos, familiares, autoridades e convidados em solenidade ecumênica celebrada por um representante da Igreja Católica e um pastor. “Os homens da Guarda Civil Municipal conduzirão as noivas até o altar”, mencionou

“É uma festa muito grande e, para realizá-la, a entidade conta com parcerias que envolvem voluntários, comerciantes e fornecedores locais. Por isso, fica difícil aumentar o número de casais. É uma pena, mas não vamos conseguir atender mais de 50”, comentou a presidente.

Segundo Regiane, é intenção da entidade “proporcionar aos casais que já vivem juntos, têm filhos, um sonho que é o casamento, e, para a noiva, o esperado vestido e a tão sonhada entrada com a marcha nupcial. Muitos casais sonham com esse momento, além de que eles nunca tiveram a oportunidade de se casar por conta das taxas de cartório e despesas de uma cerimônia”.

“Queremos fortalecer os laços matrimoniais, valorizar a família e realizar a sonho dos casais que ainda não conseguiram oficializar a união. Este é o maior objetivo deste evento”, acentuou.

A edição de 2023 será o primeiro casamento comunitário da primeira-dama como presidente do Fusstat. “É um sentimento inexplicável poder proporcionar, ao lado dos nossos parceiros e patrocinadores, o sonho de tantos casais, principalmente poder fortalecer a família”, comentou Regiane.

A programação começou no início do ano, a fim de buscar patrocinadores para arcar com alguns custos. “Os bazares têm sido fundamentais para arrecadarmos o máximo possível. É um evento que envolve muitas despesas também”, enfatizou a presidente.

Ela reforçou que, a exemplo das outras edições, os noivos não terão nenhum tipo de gasto. O cerimonial oferecerá toda a estrutura, que inclui decoração do espaço para a solenidade, alianças, vestuário dos noivos, alianças, maquiagem, cabelo, manicure e pedicure das noivas.

Para Regiane, com a colaboração de empresas locais, será possível realizar toda a cerimônia. Entre os patrocinadores oficiais já confirmados, até o momento, para esta edição, estão: Edson Noivas, que emprestará 50 vestidos de noiva e ternos; Associação Comercial e Empresarial de Tatuí (ACE); Cartório de Registro Civil, que fará a certidões de casamento; e Associação Atlética XI de Agosto.

A equipe do Fusstat de cabeleireiros e manicures produzirá as noivas, enquanto a confeitaria da entidade fará os bolos, que cada um dos casais receberá para poder levar para casa e comemorar com a família de forma particular. “Estamos em busca de mais colaboradores para proporcionar. Creio que, em breve, teremos novas parcerias”, completou.