Tatuí é classificada para a segunda etapa do ‘Top Destinos Turísticos’

Cidade concorre em 3 categorias; avaliação popular é feita pela internet

Votação virtual para o prêmio “Top Destinos Turísticos” ocorre até o dia 15 (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Tatuí se classificou para a segunda fase da quarta edição do prêmio “Top Destinos Turísticos”, concorrendo em três categorias: “turismo cultural’’, “turismo de estudos e intercâmbio” e “turismo de negócios e eventos”.

A premiação é promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pelo clube Skal Internacional São Paulo, com auditoria da empresa Russell Bedford e apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens, do governo do estado de São Paulo.

A população pode colaborar votando pela internet até terça-feira, 15, pelo site https://bit.ly/3y5v2xe, e agora também pelo QR-Code disponibilizado nesta reportagem.

Nele, deve-se clicar nas categorias em que o município está concorrendo e escolher Tatuí – lembrando ser possível votar em todas as categorias nas quais o município se encontra.

O secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, explica que, nesta etapa do prêmio, são avaliadas as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e os eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

A avaliação continua sendo realizada por votação popular e com análise profissional. A apuração leva em consideração o total de votos obtidos pelo município, ponderados pelo número de habitantes e transformados em pontos.

Depois, no período de 16 a 22 de novembro, acontece a análise profissional da comissão técnica julgadora, formada por profissionais de cada categoria em análise.

Em cada uma, serão selecionados, no dia 23 de novembro, três municípios “top finalistas”, os maiores pontuadores quando somados os dois métodos de análise (votação popular e comissão técnica).

Os vencedores serão conhecidos em 7 de dezembro, na cerimônia de premiação que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP).

Na categoria “turismo cultural”, Tatuí concorre com Bertioga, Brodósqui, Ilha Solteira, Itanhaém, Itu e Serra Negra. Já em “turismo de negócios e eventos”, o município está junto a Atibaia, Boituva e Paranapanema. Em “turismo de estudos e intercâmbio”, aparece somente Tatuí na disputa.

“O Top Destinos Turísticos é importante para valorizar os municípios que apostam e promovem ações voltadas ao turismo”, destaca o secretário.

“Esta classificação para a etapa que antecede a final mostra a importância do turismo para a nossa cidade, já que, atualmente, esta é uma das principais premiações do setor turístico do estado”, enfatiza.

Para Sinisgalli, a visibilidade do prêmio ajuda a atrair novos turistas e visitantes ao município, aumentando a circulação de renda e, consequentemente, gerando mais postos de trabalho. Ele pontua ser este o quarto ano consecutivo em que Tatuí chega à final do prêmio “Top Destinos”.

Sinisgalli destaca a contribuição da quinta edição do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, fruto da parceria com o jornal O Progresso de Tatuí, na divulgação dos atrativos do município.

“Ele é muito importante, pois tem ajudado os turistas a conhecerem a cidade para além dos pontos turísticos. A história de Tatuí é contada em detalhes, e isso nos ajuda muito a divulgar informações que levam Tatuí para outros cantos do estado”, salienta.

“Há estâncias turísticas, por exemplo, que não têm um material desta relevância. Quando mostramos o guia a outros secretárias municipais de turismo, eles ficam encantados com a qualidade principalmente das informações”, conta o secretário.

Sinisgalli lembra que, no ano passado, a cidade venceu pela segunda vez na categoria “turismo de estudos e intercâmbio”, na qual disputou com Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo. A primeira foi na edição de 2018. Em 2019, Tatuí foi eleita uma das cinco cidades finalistas na categoria “turismo cultural”.

As categorias do prêmio deste ano são: ecoturismo, turismo cultural, turismo de aventura, turismo de compras, turismo de esportes, turismo de estudos e intercâmbio, turismo de negócios e eventos, turismo de parques naturais, turismo de parques temáticos, turismo de pesca, turismo de saúde, turismo de sol e praia, turismo gastronômico, turismo náutico, turismo religioso, turismo rural e turismo social.

Esta é a quarta edição do prêmio Top Destinos Turísticos. A premiação, tida como “um reconhecimento às cidades que acreditam e valorizam o turismo como fonte de riqueza e autoestima à população”, foi lançada em 2016, durante a Abav Expo, considerada a mais importante feira do gênero no Brasil.

Sinisgalli defende que, para a cidade, a classificação representa a confirmação do potencial turístico. Ele lembra que Tatuí é MIT desde 2017 e vem buscando, desde então, a elevação ao título de estância turística.

“É preciso que haja parcerias entre os poderes público e privado para que a engrenagem rode em consonância com os desejos da população. Os residentes têm de ver turismo como uma fonte de recursos, pois traz mais emprego e renda, haja visto ao sucesso que foi a oitava edição da Feira do Doce”, conclui.